Hub de gás é aposta para atrair empresas exportadoras para o Açu

Tempo de leitura: 1 minuto

Local terá investimentos de R$ 7 bilhões em projeto de gás natural, incluindo terminal GNL para regaseificar até 42 milhões de m³/dia.

O hub de gás em desenvolvimento no Porto do Açu poderá atrair empresas que usam o gás natural como matéria prima para a nova Zona de Processamento de Exportação (ZPE), criada nesta quarta-feira (27/12), no Porto do Açu (RJ). Com R$ 7 bilhões de investimentos, o hub terá duas termelétricas e um terminal de regaseificação de GNL, com capacidade de até 42 milhões de m³/dia regas.

O decreto de criação da ZPE foi assinado pelo presidente Michel Temer, em cerimônia realizada no Porto do Açu, no Norte Fluminense. A zona estará localizada a 10 km do terminal multicargas do Porto do Açu e contará com infraestrutura viária terrestre para o transporte de diferentes tipos e tamanhos de cargas.

O gás natural é considerado item fundamental para o desenvolvimento do complexo portuário. As duas termelétricas terão capacidade instalada de 2,9 GW. Uma delas foi negociada no último leilão A-6, semana passada, e a outra teve a outorga repassada pela Bolognesi. A Prumo Logística, proprietária do complexo, assinou acordos com a BP e a Siemens para tirar o projeto do papel.

A ZPE do Açu será a primeira da região norte fluminense e a 26ª do país, sendo que apenas uma está em operação. A previsão é que a zona de exportação do Açu esteja em operação em 24 meses.

Leia mais

 

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.