Estado do Ceará negocia fornecimento para refinaria com 3 empresas iranianas

Tempo de leitura: 1 minuto

O Governo do Estado negocia, no Irã, a entrada de novo parceiro para a refinaria que será instalada no Ceará, na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), entre Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Ao todo, três companhias do país asiático avaliam proposta do Ceará para compor o quadro de investidores do empreendimento, que já tem como sócios os chineses da Qingdao Xinyutian Chemical.

A informação é de Antonio Balhmann, assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado. Ontem ele esteve reunido com representantes das três empresas e com Amir Zamaninia, vice-ministro do Petróleo do Irã. A agenda em Teerã, capital do país, segue até sábado.

“Eles ofereceram, quando as sanções sobre o petróleo caíram, oportunidades de parcerias (fornecimento) na área de refino e suprimento ao Governo brasileiro. Também têm pretensões de entrar na América Latina. Fizemos a proposta para ingressar no mercado por meio da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) do Ceará”, explica.

Cada empresa possui um perfil diferente. A National Iranian Oil Refining & Distribuition (Niordc) é voltada para refino e distribuição, sendo a mais cotada como parceira direta do empreendimento. A segunda é a National Petrochemical Company (NPC), empresa subsidiária do ministério do Petróleo e voltada para o setor petroquímico. Por fim, aparece a National Iranian Oil Company (Nioc), responsável pela exploração, extração, transporte e exportação do petróleo bruto.

A definição do parceiro irá modular o formato da refinaria no Ceará. Caso alguma das empresas iranianas forneça o óleo, as especificações técnicas atenderão ao modelo de suprimento. “A planta terá uma característica de função de acordo com o óleo enviado pelo distribuidor”, avalia o secretário. Além dos iranianos, no mundo, há fornecedores da Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita e Venezuela. O refino no Ceará permanecerá em 150 mil barris/dia na primeira fase e 300 mil barris/dia na segunda etapa do empreendimento.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.