Oportunidades de investimentos em ZPE são apresentadas a ministro da Bélgica

Tempo de leitura: 1 minuto

Depois de China, Japão e Alemanha, foi a vez da Bélgica conhecer melhor o regime brasileiro de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). A secretária-executiva do Conselho Nacional das ZPEs, Thaise Dutra, recebeu, ontem (7), o ministro conselheiro da Bélgica, Hendrik Roggen, e a adida aduaneira, Isabelle Bédoyan, para mostrar as oportunidades de investimentos previstas na ZPE do Açu, que ainda está em fase de implementação, no Rio de Janeiro.

“Os belgas já têm investimentos no próprio porto do Açu, então nada melhor que começar as tratativas internacionais com eles, que têm experiência portuária de mais de duzentos anos e já desenvolveram diversos distritos industriais ao redor  de seus portos. Nosso propósito é trazer empresários da Bélgica para investir no Brasil e também desenvolver parcerias nas áreas de capacitação humana”, explicou Thaíse Dutra.

Outra preocupação do Conselho Nacional das ZPEs, como frisou a secretária, é atrair empresas estrangeiras que busquem agregar valor aos produtos primários fabricados no Brasil. “Nosso país já é altamente competitivo no agronegócio, pecuária e extrativismo, então é preciso focar em ampliar nossa pauta exportadora, buscando inserir no regime de ZPE a agregação de valor às cadeias primárias. Além de exportar, por exemplo, o grão vegetal, podemos vender o óleo já embalado para o exterior”, disse.

Entre as vantagens de investimento nas áreas de ZPEs, a secretária-executiva destacou a segurança jurídica oferecida às empresas. De acordo com ela, os incentivos previstos aos projetos industriais instalados em ZPE são assegurados pelo prazo de até 20 anos.

O ministro conselheiro da Bélgica considerou a reunião bastante proveitosa e disse que irá apoiar os esforços de empresas belgas em se estabelecerem no complexo industrial portuário do Açu.  “As vantagens oferecidas pelas Zonas de Processamento de Exportação são uma grande oportunidade para o empresário estrangeiro interessado em investir no Brasil”, afirmou Roggen.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.