Diretoria da ZPE e gerente do Ditalpi falam de ações para promoverem o potencial da fruticultura

Tempo de leitura: 1 minuto

O presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso, o Diretor Administrativo e Financeiro Carlos Teles, e o assessor técnico Djalma Lacerda, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (15) com a gerente do Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos (Ditalpi), Genilsa Rodrigues da Costa, e com o irrigante Donizete Lima. O objetivo da reunião, segundo Paulo Cardoso, foi o de estreitar as relações institucionais entre a ZPE Parnaíba e o Ditalpi, por terem suas atuações ligadas ao setor primário. “Em breve esperamos ter oportunidade de nos reunir com todos os produtores do Ditalpi para traçarmos objetivos comuns ligados à divulgação e valorização das atividades da fruticultura, seja do plantio no Ditalpi, seja da industrialização na ZPE”, disse o presidente.

Paulo Cardoso falou à gerente do Ditalpi, Genilsa Rodrigues, sobre o perfil industrial da ZPE e das amplas possibilidades que ela traz para economia de Parnaíba e do Piauí, com as oportunidades que abrirá para industrializar a produção do Ditalpi visando a exportação. A ZPE já tem o seu primeiro exemplo de sucesso, que é a indústria Agrocera, atualmente responsável pela maior parte da produção de cera de carnaúba do Piauí. “A primeira indústria da ZPE já ultrapassou a meta  em exportações, gerando divisas e oportunidades em toda a cadeia produtiva da cera da carnaúba”, explicou.

A gerente do Ditalpi explicou que o projeto tem atualmente uma área implantada de 2.400 hectares, além de vários projetos em funcionamento na nova etapa de mais de 5 mil hectares em implantação de lotes empresariais irrigados.

Após a reunião no escritório do Ditalpi, o presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso, o diretor administrativo e financeiro Carlos Teles, e o assessor técnico Djalma Lacerda fizeram visita técnica ao lote do irrigante Donizete Lima, que desenvolve diversas culturas, com destaque para a acerola. “Foi uma visita muito proveitosa porque nos apresentou novos subsídios para uma atuação cada vez mais focada no perfil industrial da ZPE que é ligado ao setor primário”, finalizou Paulo Cardoso.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.