Empresários do Japão visitam Complexo Industrial e Portuário do Pecém

Tempo de leitura: 2 minutos

Em continuidade ao Seminário Internacional “ZPE Ceará e as Oportunidades de Investimentos no Estado”, o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, acompanhado da comitiva empresarial ligada à Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, visitou no último sábado (7) o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A programação incluiu equipamentos como ZPE Ceará, Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Porto do Pecém. A comitiva foi recepcionada pelo presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior e pelo deputado federal e ex-assessor Especial de Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Antonio Balhmann.

Na ZPE Ceará, a comitiva nipônica visitou o Setor II, que conta com cerca de 2 mil hectares, área de expansão da Companhia para abrigar novos investimentos num condomínio industrial de 150 hectares, que está sendo construído nesta primeira etapa. Segundo Mário Lima, estão sendo captados investimentos em áreas como granito, energia, beneficiamento de pescado e equipamentos industriais.

Além da ZPE Ceará, a comitiva visitou a área industrial da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a infraestrutura da Ceará Portos e o IFCE, que treina e capacita mão de obra para as indústrias instaladas no Complexo Industrial do Pecém. Segundo Antonio Balhmann, um dos principais defensores do sistema nacional de ZPEs, o Governo do Ceará tem dado total apoio à ZPE Ceará e realizado todos os investimentos em infraestrutura necessários ao projeto, para desenvolver ainda mais o Estado. “Com a expansão da ZPE Ceará, ou seja, com a incorporação dos 2 mil novos hectares, a ZPE passou a contar com uma área disponível para uma zona livre pelos próximos 50 anos”, assegura.

O Seminário Internacional foi realizado na última sexta-feira (6), no Palácio da Abolição, quando o governador Camilo Santana recebeu o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, ao lado do presidente do Senado, Eunício Oliveira, ocasião em que foram apresentadas as principais oportunidades de investimentos para os japoneses no Ceará.

Os empresários japoneses ligados à Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil participaram, durante toda a tarde de sexta-feira, no Palácio da Abolição, do seminário “ZPE Ceará e as Oportunidades de Investimentos no Estado”, uma estratégia do Governo do Ceará de divulgar a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) nacional e internacionalmente, em parceria com a presidência do Senado Federal.

Aos empresários japoneses e participantes do seminário, o governador Camilo Santana destacou os investimentos do Estado em áreas como segurança, educação, infraestrutura, entre outros. “Somos o Estado que mais investiu no país em 2017, 13,9% da nossa receita líquida foi voltada para esses investimentos”, disse.

Destacou ainda que o Estado vem buscando apresentar seu potencial para construir relações internacionais e o Japão, com toda a sua antiga relação com o Brasil, é um parceiro importante para o Ceará.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.