Fiemt apoia implantação da ZPE em MT

Tempo de leitura: 2 minutos

A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) foi convidada pelo governador do Estado, Mauro Mendes, a contribuir com reestruturação do modelo econômico da região Oeste e, assim, viabilizar o desenvolvimento regional. O convite ocorreu durante reunião nesta segunda-feira (15/04), no Palácio Paiaguás, que também discutiu a Zona de Processamento de Exportações (ZPE).

Os estudos serão de viabilidade logística e para identificar empresas com atratividade econômica para Cáceres e região. “Vamos estudar também os segmentos industriais que tenham potencial para estar na ZPE, como empreendimentos do setor de carnes, por exemplo, avaliando se é mais atrativo estar fora da ZPE com os instrumentos legais já existentes ou estar dentro, com essa alavanca de competitividade que ela proporciona”, disse o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira.

A viabilidade da hidrovia Paraguai-Paraná e da rota de acesso ao Oceano Pacífico são pontos essenciais que serão priorizados no estudo. “Também precisamos entender, nesse rearranjo logístico, até que ponto o governo federal está disposto a nos apoiar. Nós precisamos saber se é uma prioridade para o governo federal e se é uma prioridade para o estado”, destacou Oliveira.

Especificamente sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o governador informou que, primeiramente, necessita da aprovação pela Receita Federal do projeto que está sendo reavaliado.

“Existe a disposição do governo, mas somente se tiver viabilidade vamos colocar recurso do governo. Eu quero ter a certeza que estamos no caminho certo e que antes da inauguração já vai ter interessados em instalar a empresa lá dentro. O planejamento está autorizado, o César (Sedec) vai sentar com a federação das indústrias e com a prefeitura para construírem um pacote de incentivos que seja palatável, do ponto de vista de incentivar a região”, disse o governador.

Também participaram da reunião o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Alberto Miranda Costa, o secretário de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, secretário da Casa Civil, Mauro Camargo, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Alan Kardec, deputados estaduais e vereadores de Cáceres.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.