ABRAZPE

A Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega as empresas administradoras de ZPE, bem como outras instituições/entidades que tenham interesse direto no desenvolvimento do Programa Brasileiro de ZPEs.

Desde a sua fundação, em 1989, a Associação vem funcionando como “locus” de articulação e coordenação das ações para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do Programa das ZPEs no Brasil. Por quase três décadas, a ABRAZPE lutou e conseguiu preservar o Programa, mesmo quando governos tentaram extingui-lo.

A Associação coordenou e negociou  no Congresso Nacional, por mais de 12 anos, a tramitação do projeto de lei que resultou na Lei 11.508/2007, que permitiu a retomada do Programa das ZPEs.

Desde o final de 2011, a ABRAZPE vem articulando uma nova rodada de aperfeiçoamentos da legislação básica, que deverá, entre outros avanços, aumentar o percentual de venda para o mercado interno e incluir o setor de serviços nas ZPEs.

A ABRAZPE é filiada à World Economic Processing Zones Association – WEPZA, situada em Flagstaff, Arizona, EUA, e à Fédération Mondial des Zones Franches – FEMOZA, de Genebra, Suíça.

Em 1995, a ABRAZPE patrocinou e organizou, em colaboração com a WEPZA, a “XV International Conference of Free Zones and Export Processing Zones”, no Rio de Janeiro, que contou com a presença de mais de 200 delegados, provenientes de 18 países, mesmo tendo o governo da época proibido a participação de seus funcionários no evento.

A ABRAZPE realiza periodicamente o “Fórum Brasileiro de ZPEs”, evento no qual são discutidos os desafios e as perspectivas do Programa, com a participação de autoridades governamentais, experientes executivos e renomados especialistas, nacionais e estrangeiros, em ZPEs e mecanismos similares.

Em agosto de 2009, realizamos o 1° Fórum Brasileiro de ZPEs, na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), em janeiro de 2011 organizamos o 2° Fórum, na Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), e em novembro de 2013, realizamos o 3° Fórum nas instalações da Companhia de Portos do Ceará e da ZPE de Pecém.

O Fórum deverá ser realizado no primeiro semestre de 2018, quando estará aprovado um novo modelo de ZPE, finalmente competitivo.

1° Fórum Brasileiro de ZPEs

2° Fórum Brasileiro de ZPEs

3° Fórum Brasileiro de ZPEs