Tempo de leitura: 2 minutos
O Complexo do Pecém deu mais um passo estratégico rumo à consolidação como referência mundial em Hidrogênio Verde (H²V). Nesta segunda-feira (18), foi assinado o pré-contrato com a Utilitas, empresa que ficará responsável pela produção e fornecimento de água de reúso destinada ao Hub de H²V em implantação na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.
“A água de reúso é um insumo essencial para que possamos expandir o Hub de Hidrogênio Verde sem pressionar nossos recursos hídricos naturais. Essa solução fortalece a sustentabilidade e a competitividade do Pecém, atraindo novos investimentos e consolidando nossa posição no mercado global de energia limpa”, destaca Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém.
O fornecimento será viabilizado pelo Projeto Hidrus, que capta e trata efluentes sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza na Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR), até que atinjam padrões industriais. A água será então transportada pelo trecho 5 do Eixão das Águas, chegando diretamente às indústrias instaladas no complexo. A solução garante segurança hídrica e sustentabilidade para empreendimentos estratégicos, incluindo projetos de H²V, derivados e data centers.
“O Pecém tem condições únicas para se tornar um dos maiores produtores de Hidrogênio Verde do mundo. A Utilitas se orgulha de contribuir para esse futuro, fornecendo uma solução hídrica segura, sustentável e economicamente viável para o crescimento desse polo industrial estratégico hoje e para gerações futuras. Além de proporcionar ganho socioambiental adicional com a redução dos lançamentos de efluentes sanitários nos corpos hídricos da capital cearense”, ressaltou Renan Carvalho, presidente da Utilitas.
Segundo ele, o projeto garante segurança hídrica para operações industriais críticas e reforça a competitividade do Pecém como polo de energia limpa. “Sua integração com a infraestrutura existente, como o Eixão das Águas, otimiza a logística hídrica e reduz custos. Além disso, representa uma das soluções mais avançadas de reúso industrial no Brasil, colocando o Complexo do Pecém na vanguarda da inovação em abastecimento industrial”, completou.
A Utilitas é formada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Marquise, GS Inima e PB Construções, consolidando uma parceria que une expertise em saneamento, engenharia e sustentabilidade para apoiar a nova fronteira energética global.
Fonte: Portal In | Foto: Ascom
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.