ZPE de Cáceres coloca Mato Grosso no mapa global da industrialização

ZPE de Cáceres coloca Mato Grosso no mapa global da industrialização

Tempo de leitura: 2 minutos

A inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres marca, segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, “um divisor de águas” na história econômica de Mato Grosso. Em entrevista à Rádio Nova FM nesta segunda-feira (27.10), Miranda afirmou que o novo distrito industrial alfandegado vai reposicionar o estado no cenário global da industrialização e das exportações, ao permitir que empresas produzam, importem e exportem com menos burocracia e mais competitividade.

“A ZPE é o coroamento de uma política de desenvolvimento iniciada pelo governador Mauro Mendes e o vice Otaviano Pivetta em 2019. Ela dá às empresas mato-grossenses a oportunidade de agregar valor ao que já produzimos com excelência, soja, milho, carne, algodão e vender diretamente ao mundo, com vantagens cambiais e tributárias”, afirmou.

O titular da Sedec explicou que a ZPE de Cáceres permite que empresas importem insumos e equipamentos com suspensão de tributos federais e exportem produtos acabados com isenção de impostos. Além disso, as companhias instaladas poderão manter parte das receitas em moeda estrangeira, o que facilita transações e investimentos. Esses benefícios garantem competitividade internacional e atraem indústrias para um polo industrial dentro do Brasil Central, que antes olhavam apenas para o litoral.

“É um instrumento moderno, que garante competitividade e segurança às empresas e abre uma nova fronteira de industrialização para Mato Grosso. Cáceres e todo o sudoeste do estado voltam ao mapa do desenvolvimento. Com a ZPE, a região vai atrair frigoríficos, indústrias de rochas ornamentais, madeireiras e novos empreendimentos, gerando emprego e renda”, afirmou.

Miranda também destacou que o Governo de Mato Grosso vem reforçando a política de atração de investimentos no exterior. No dia 7 de novembro, será inaugurado um escritório da Investe Mato Grosso em Xangai, na China, o principal parceiro comercial do estado.

“Teremos presença direta na maior economia da Ásia, ampliando oportunidades para quem quer investir em Mato Grosso e para quem quer vender nossos produtos ao mundo”, disse.

Para o secretário, o conjunto de ações mostra que o estado vive o melhor momento de sua história econômica.

“Temos seis mil quilômetros de novos asfaltos, seis hospitais em construção, o gás chegando, o Hospital Central sendo concluído e agora a ZPE em funcionamento. É um governo que entrega e que colocou Mato Grosso no radar global. Hoje, o nosso estado é um dos melhores lugares do planeta para investir”, concluiu.

Fonte/Foto: SEDEC

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.