Dona do TikTok ganha aval para data center na ZPE de Pecém, no Ceará

Dona do TikTok ganha aval para data center na ZPE de Pecém, no Ceará

Tempo de leitura: 1 minuto

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou o projeto da chinesa Bytedance (dona do TikTok) para atuar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Pecém, localizada em São Gonçalo do Amarante (CE).

A autorização permite que a companhia preste serviços de armazenamento e processamento de dados voltados exclusivamente ao mercado externo.

A decisão foi tomada na 41ª Reunião Ordinária do CZPE, realizada no dia 3 de novembro de 2025, e publicada oficialmente nesta quinta-feira, 6. O projeto segue as diretrizes da Lei nº 11.508/2007, que regula o funcionamento das ZPEs — áreas de livre comércio destinadas a incentivar exportações e atrair investimentos.

Pelas regras estabelecidas, a Bytedance deverá utilizar energia proveniente de fontes renováveis em suas operações. Além disso, a empresa terá 90 dias para constituir a pessoa jurídica responsável pela implantação do projeto e 30 dias adicionais para solicitar formalmente sua instalação na ZPE.

O projeto, que promete ter grandes proporções, deve ter a Omnia (empresa do Patria Investimentos) e a Casa dos Ventos como envolvidas, anunciaram as duas empresas nesta semana.

O CZPE reforçou que qualquer alteração no escopo do projeto ou nos serviços oferecidos precisará de nova aprovação do órgão. Caso as condições e prazos definidos não sejam cumpridos, a autorização poderá ser revogada.

Fonte: Teletime | Foto: Pexels

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.