Tempo de leitura: 1 minuto
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou o projeto da chinesa Bytedance (dona do TikTok) para atuar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Pecém, localizada em São Gonçalo do Amarante (CE).
A autorização permite que a companhia preste serviços de armazenamento e processamento de dados voltados exclusivamente ao mercado externo.
A decisão foi tomada na 41ª Reunião Ordinária do CZPE, realizada no dia 3 de novembro de 2025, e publicada oficialmente nesta quinta-feira, 6. O projeto segue as diretrizes da Lei nº 11.508/2007, que regula o funcionamento das ZPEs — áreas de livre comércio destinadas a incentivar exportações e atrair investimentos.
Pelas regras estabelecidas, a Bytedance deverá utilizar energia proveniente de fontes renováveis em suas operações. Além disso, a empresa terá 90 dias para constituir a pessoa jurídica responsável pela implantação do projeto e 30 dias adicionais para solicitar formalmente sua instalação na ZPE.
O projeto, que promete ter grandes proporções, deve ter a Omnia (empresa do Patria Investimentos) e a Casa dos Ventos como envolvidas, anunciaram as duas empresas nesta semana.
O CZPE reforçou que qualquer alteração no escopo do projeto ou nos serviços oferecidos precisará de nova aprovação do órgão. Caso as condições e prazos definidos não sejam cumpridos, a autorização poderá ser revogada.
Fonte: Teletime | Foto: Pexels
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.