Tempo de leitura: 1 minuto
A Casa dos Ventos obteve nesta segunda-feira, 17 de novembro, autorização para iniciar a operação de cinco data centers na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, no Ceará. O aval foi concedido pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, que também liberou outras quatro unidades de processamento de dados da Exportdata Company na mesma região.
As autorizações foram publicadas no mesmo dia em que a Medida Provisória (MP) 1.307, que concede benefícios fiscais para data centers instalados em ZPEs, perde sua vigência. A MP não consta na pauta do Congresso desta segunda-feira. Entre os projetos a serem beneficiados pela MP está o data center que atenderá à demanda da ByteDance, dona do TikTok. A empresa negocia a instalação de um centro de dados na ZPE do Pecém em parceria com a Casa dos Ventos, mas o contrato ainda não foi oficialmente confirmado.
O projeto tem capacidade inicial de 200 MW, com potencial para atingir 300 MW de consumo total de energia, e início de operação previsto para 2027. O investimento estimado é de R$ 108 bilhões até 2035, voltado principalmente para equipamentos de alta tecnologia. Os investimentos diretos em infraestrutura, bem como a contratação de energia renovável, ainda serão detalhados e adicionados ao montante final.
Aval do CZPE
Para usufruírem dos benefícios da MP, os data centers precisavam ser previamente aprovados pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). No início de novembro, a Casa dos Ventos recebeu o aval do conselho para instalar suas unidades na ZPE do Pecém.
O CZPE também aprovou quatro projetos da Exportdata, previstos para entrar em operação entre 2027 e 2032. A empresa planeja investir R$ 349 bilhões em equipamentos, obras de infraestrutura e implantação de projetos de geração eólica e solar associados às operações.
Fonte: Megawhat | Foto: Reprodução
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.