Tempo de leitura: 2 minutos
A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) promoverá, no dia 27 de novembro, o seminário “ZPE do Açu: Avanços e Oportunidades”. O encontro reunirá especialistas, referências nacionais e representantes governamentais para discutir progressos e perspectivas relacionadas à implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, localizada em São João da Barra, nas Baixadas Litorâneas Fluminenses.
O evento acontece a partir das 17h, no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), no Centro da capital, e contará com a participação de autoridades municipais, estaduais e federais, incluindo o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione; o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Fábio Pucci; e a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, entre outros nomes do setor público e privado. Com o seminário, o Rio de Janeiro avança na agenda de fortalecimento da competitividade e na expansão de oportunidades para o setor industrial. A iniciativa reforça o compromisso do Estado em estruturar políticas públicas voltadas à atração de investimentos, geração de empregos e integração produtiva.
“O debate sobre a ZPE do Açu marca um passo fundamental para consolidar um ambiente industrial moderno e integrado no Estado do Rio de Janeiro. Estamos trabalhando para ampliar a nossa capacidade produtiva e criar oportunidades para o desenvolvimento econômico fluminense”, afirma o presidente da Codin, Fábio Picanço. Zonas de Processamento de Exportação são áreas industriais de regime tributário e administrativo diferenciado, estruturadas para estimular a competitividade, ampliar a inserção internacional de produtos nacionais e atrair investimentos produtivos. No Brasil, o modelo passou por aprimoramento regulatório recente e segue como instrumento de política industrial voltado à expansão de cadeias produtivas e ao aumento do conteúdo exportador.
A ZPE do Açu, prevista para o município de São João da Barra, está inserida em um ambiente de negócios com infraestrutura portuária, retroárea industrial e conexões logísticas de grande capacidade, o que potencializa oportunidades de escala produtiva e integração a mercados globais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link, e também por meio do portal da Companhia.
Fonte: Diário do Rio | Foto: Reprodução
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.