Governo do Ceará intensifica negociações com países

Tempo de leitura: 2 minutos

Os países árabes são um mercado em potencial no processo de atração de investimentos no Ceará. Por essa razão, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), vem estreitando as relações com esses países. O titular da SDE, César Ribeiro, e a diretora de Atração de Investimentos, Beatriz Bezerra, estiveram reunidos com representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai (Dubai Chamber) para a América Latina, em São Paulo.

A Dubai Chamber é a principal câmara que congrega empresas de Dubai, com cerca de 201.000 membros, representando todos os setores econômicos. A visita, de acordo com o secretário, objetiva estreitar relações e planejar ações conjuntas de atração de novos investimentos para o Ceará e fazer uma precursora de outras atividades, como a visita da embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Hafsa Al Ulama, ao Ceará, nesta semana. Hoje pela manhã, ela visitará o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para conhecer as instalações do Porto do Pecém, as atividades da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará) e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

No final do mês de abril, o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Lemos Igreja, recebeu em Abu Dhabi o secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, sinalizando a possibilidade de, em 2019, realizar um Brazilian Day – Ceará nos Emirados. Na agenda dos Emirados Árabes, Ribeiro reuniu-se também com a Dubai Chamber – Câmara de Comércio de Dubai; Porto de Dubai; escritório da Apex; Zona de Livre Comércio de Jebel Ali; além de participar do 4º Fórum Mundial de Freezones/ZPEs, organizada pela World Free Zones Organization (WFZO).

Ainda em abril, a equipe da SDE também participou do Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, em São Paulo. O evento, realizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, mostrou o grande crescimento da relação entre o Brasil e os países árabes, tratando de temas como as vantagens dos investimentos e parceria entre os países.

As exportações e importações entre o Brasil e os países árabes somaram mais de US$ 20 de bilhões em 2017 e as oportunidades comerciais entre as duas regiões tendem a crescer ainda mais este ano, de acordo com expectativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. O Brasil também é o principal parceiro comercial de Dubai na América Latina. Em 2016, o comércio dos Emirados com os países latino-americanos, descontados os gastos com petróleo, alcançou US$ 4,7 bilhões, com o Brasil representando cerca de um terço deste valor, segundo informações da Dubai Chamber.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.