Mercado de trabalho de comércio exterior se expande com investimentos no Ceará

Tempo de leitura: 1 minuto

Em função da globalização e do avanço constante da tecnologia, os mercados internacionais estão cada vez mais integrados, exigindo profissionais qualificados na internacionalização de negócios.

“Para atender essa exigência, o aluno egresso do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza tem uma visão ampla e global da atividade empresarial, estando apto a atuar nas diversas áreas de gestão de grandes empresas” destaca o professor Chico Alberto, coordenador do curso de Comércio Exterior da Unifor.

Essa realidade acaba tendo repercussão, claro, na expansão do mercado de trabalho das regiões voltadas para exportação e importação de produtos e serviços. No caso do Ceará, isso não é diferente.

“Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que esse mercado de trabalho está em franca expansão em nosso estado, e isso se deve a grandes investimentos realizados pelo governo do Ceará nos últimos anos visando a ampliação do mercado internacional do estado. São exemplos desses grandes projetos a expansão do porto do Pecém, agora sob gestão da holandesa Port of Rotterdam Internacional (PoRin), que administra o porto de Roterdã, e a implantação da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), que viabilizou a instalação da Companhia Siderúrgica do Pecém no município de São Gonçalo do Amarante”, complementa o professor Chico Alberto.

No caso da ZPE, o coordenador ressalta que é a única em funcionamento no Brasil atualmente, atraindo exatamente por isso investimentos que originariamente poderiam estar indo para outros estados do País.

Outro fator que contribui para a expansão do mercado de trabalho é o funcionamento da companhia siderúrgica, instalada no complexo portuário do Pecém, que atrai empresas periféricas, fornecedoras de produtos e serviços complementares à produção do aço.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.