MDIC realiza estudo para calcular impacto da ZPE no Ceará

Tempo de leitura: 1 minuto

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) irá conduzir um estudo sobre os impactos da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Ceará e na região do Porto Pecém.

“Estamos estruturando o estudo do impacto da ZPE no Ceará. Pretendemos mensurar os impactos sociais, econômicos e de utilização de mão de obra. A partir desse modelo, faremos um monitoramento e a avaliação de uma política pública para ser referência a todos os estados que queiram implantar uma ZPE”, disse ao Focus com exclusividade a secretária-executiva do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Thaíse Dutra.

“Queremos saber a extensão do desenvolvimento, a quantidade de empregos gerados. Eles se concentram apenas em São Gonçalo do Amarante e Caucaia? Com esse material, podemos construir um sistema brasileiro integrado de ZPEs”, adianta.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) pode entrar como parceiro no levantamento, assim como o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). “Ainda estamos conversando. Queremos o apoio do Estado, pois ele detém todas as informações necessárias”, afirma. As negociações devem ser concluídas em outubro. O lançamento do estudo sairá entre dois ou três meses.

Leia mais

 

 

 

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.