“É preciso decidir se é viável, diz secretário sobre instalação de ZPE em Cáceres (MT)

Tempo de leitura: 1 minuto

A instalação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, depende de um estudo de viabilidade, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda. O chefe da pasta foi entrevistado no quadro Papo das Seis, do Bom Dia Mato Grosso desta terça-feira (16). 

“Vai se decidir se é viável ter uma ZPE naquela região ou não, se para um projeto de desenvolvimento da Grande Cáceres, a ZPE é um instrumento viável. O que precisa ser feito é um projeto de negócio, porque a ZPE não é apenas uma obra física”, argumentou. Para o secretário, para funcionar a zona de processamento precisa ter atrativos para investidores. 

“Se não houver investidor, capacidade de investimento, atrativos para atrair grandes empresas, ofertar menor custo de transporte através da hidrovia do Rio Paraguai. Precisamos criar um escopo de atrações”, completou. Sobre as críticas ambientais, o secretário afirmou que é preciso ver o problema pela ótica objetiva. 

“Quem vai dizer isso vão ser os institutos de impactos ambientais, os instrumentos legais que a legislação tem para licenciar ou não uma hidrovia como essa. O que precisamos fazer agora é ver o escopo econômico e ver as questões sem sentimentalismo e mais objetividade”, declarou.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.