Xinhua Silk Road: a internacionalização do RMB chinês avança para um nível mais alto com a construção piloto das ZPEs

Tempo de leitura: 2 minutos

Na quarta-feira, 8 de novembro, especialistas que participaram de um fórum sobre a internacionalização do RMB como facilitador da construção das zonas piloto de livre comércio (no Brasil, intituladas Zonas de Processamento de Exportação, ZPE) afirmaram que a internacionalização da moeda chinesa renminbi (RMB) subiu de nível.

Chen Yulu, vice-governador do Banco Popular da China (PBOC), o banco central da China, afirmou que a internacionalização do RMB teve rápido desenvolvimento na última década. O uso de RMB transfronteiriço mudou de liquidação esporádica de transações fronteiriças para aplicações abrangentes e expandiu-se de conta corrente para conta capital, de comércio para transações financeiras, de bancos e empresas para indivíduos e de operações simples para operações complexas, disse Chen Yulu.

A internacionalização do RMB teve rápido desenvolvimento no mercado de capitais, e o investimento em ativos de RMB feito por bancos centrais, instituições financeiras multinacionais e empresas de gestão de ativos vêm crescendo. Por alto, 62 das 100 maiores empresas de gestão de ativos do mundo entraram no mercado chinês.

À medida que o setor financeiro chinês continua a se aprofundar nos dois sentidos, a internacionalização do RMB e a construção da ZPE da China geraram um efeito coordenado. As políticas inovadoras em ZPEs oferecem à internacionalização do RMB um terreno fértil para crescer com vigor.

“Desde o estabelecimento da ZPE piloto de Xangai, a China lançou outras 18 ZPEs piloto. O aprofundamento da internacionalização do RMB e da construção da ZPE tornou-se o viabilizador da participação da China na economia global e na inovação institucional”, disse Wang Xiquan, presidente do Conselho de Supervisores do Banco da China (BOC), um dos quatro maiores credores estaduais do país.

“A Área Especial Lingang da ZPE de Xangai aprofundará, ampliará e fortalecerá a abertura em todos os aspectos e em níveis mais altos, com o objetivo de construir uma zona especial com influência e competitividade internacionais”, disse Wu Wei, funcionário da Área Especial Lingang da ZPE piloto de Xangai.

O PBOC lançou uma série de medidas-piloto na ZPE de Xangai para conversibilidade de contas de capital, dentre elas, gestão discricionária de financiamento transfronteiriço, conjuntos de capital bidirecional em RMB de empresas multinacionais, e algumas delas foram introduzidas em outras ZPEs e até mesmo no país todo.

O fórum foi realizado pelo PBOC e pelo BOC e apoiado pelo Serviço de Informações Econômicas da China (CEIS) da agência de notícias Xinhua.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.