Prefeitura de Uberaba inicia as obras para a implantação da ZPE

Tempo de leitura: 1 minuto

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba, no Triângulo Mineiro, enfim vai sair do papel. A prefeitura da cidade vai iniciar as obras de implantação do empreendimento, quase oito anos após o decreto presidencial para a criação ter sido publicado. Ao custo inicial de R$ 2 milhões, o Executivo pretende entregar 10% dos trabalhos até 31 de dezembro de 2020, quando vence o segundo aditivo no prazo estabelecido pelo governo federal.

Segundo informações do Ministério da Economia, em 2016, houve o primeiro alongamento do prazo de implantação da ZPE na cidade, após a publicação do decreto. O local será uma área de livre comércio, destinada à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados no exterior.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, José Renato Gomes, embora a prefeitura vá cumprir o cronograma, ainda não é certo que as operações na ZPE sejam iniciadas rapidamente. Isso porque, conforme ele, a atração de empresas ainda depende de mudanças na legislação nacional.

“Acreditamos que o Projeto de Lei 5.957/2013, que está em tramitação no Congresso Nacional, vai avançar logo, logo. Pois sem as mudanças propostas, o modelo do equipamento no Brasil não vai para frente, pois nenhuma outra ZPE foi instalada no País, por falta de interesse das empresas em se instalarem nos locais”, explicou.

Conforme o secretário, por este otimismo é que a prefeitura optou por iniciar as obras de implantação.  “Apenas a título de informação, uma das melhorias propostas é o aumento de 20% para 40% da parcela que poderá ser vendida no mercado interno”, completou.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.