Governo do Ceará e Qair Brasil assinam acordo de US$ 6,9 bilhões para projetos de energias renováveis

Tempo de leitura: 4 minutos

Em transmissão ao vivo na tarde desta terça-feira (6), o governador Camilo Santana assinou Memorando de Entendimento entre o Governo do Ceará e a multinacional Qair Brasil para o desenvolvimento de planta de produção de hidrogênio verde com energia elétrica gerada através do Complexo Eólico Marítimo Dragão do Mar e de um parque de energia eólica offshore (dentro do mar). O investimento total previsto é de US$ 6,95 bilhões, com geração de 2.000 empregos durante a construção das plantas e 600 empregos diretos quando da plena operação dos projetos.

“Estamos falando aqui do combustível do futuro, com a hidrólise da água somado com a energia solar, teremos o hidrogênio verde, uma energia limpa a ser exportada para Europa e outros países do mundo inteiro. E que deve substituir os combustíveis fósseis no futuro. Aqui, o Ceará partiu na frente e criou um grupo de estudo com a Fiec, para atrair investimentos. Esse projeto da Qair é um investimento de quase 7 bilhões de dólares, que vai permitir descentralizar e que vai estimular a produção de energia renovável por todo o interior do Ceará”, explicou o governador.

Ao lado de Camilo, estavam a vice-governadora Izolda Cela; Armando Leite Mendes de Abreu, presidente Qair Brasil; Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); e Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O presidente da Qair Brasil, Armando Abreu, garantiu que, com o apoio do Governo do Ceará e das instituições, vai concretizar todos os investimentos previstos.

“Realmente é um momento muitíssimo importante para Qair; é mais um passo na continuação dos investimentos e da estratégia de desenvolvimento da Qair no Brasil e no Ceará, onde fica nossa sede no Brasil. Vamos continuar aqui e concretizar todos esses investimentos”, informou Armando Abreu.

Para Cândido Albuquerque, reitor da UFC, o Ceará será uma referência como produtor de energia limpa no mundo. “Estamos hoje aqui fazendo um contributo, dando uma contribuição de energia limpa para todas as gerações do mundo”, disse.

“Esse projeto nos coloca em posição de uma mudança de paradigma, do Ceará e do mundo. Estamos diante de uma multinacional que assina um memorando, e já estamos nos preparando com Sesi, Senai e Iel, pois se trata de um investimento bilionário e em dólares, coisa que não conseguimos ver hoje em dia no Brasil, mas estamos disso aqui no Ceará. Precisamos acreditar e reconhecer que o Ceará está dando exemplo para o mundo, não só em descarbonizar a emissão de energia que existe, como diminuir a emissão de gás carbônico na camada de ozônio”, apontou Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec.

Finalizando a transmissão, o governador listou uma série de atrações de investimento no Ceará. “Transformamos o Ceará num HUB de oportunidades, com o HUB aéreo, que chegamos a ter 48 voos internacionais diários, e que vamos retomar pós pandemia. O Hub portuário, em parceria com o Porto de Roterdã e que gerou mais importação e exportação no Estado. O HUB tecnológico, com os cabos submarimos de fibra ótica, nos tornando o segundo ponto do planeta mais conectado. E agora com o HUB de hidrogênio verde, uma estratégia econômica que pode mudar o perfil do Ceará no campo dos investimentos”, finalizou Camilo Santana.

A Qair Brasil tem interesse em realizar a implantação de um parque de geração de energia eólica offshore que é uma planta de produção de Hidrogênio Verde no estado do Ceará. O Complexo Eólico Offshore Dragão do Mar, projeto desenvolvido para gerar energia elétrica para a planta de eletrólise, irá contemplar uma planta de geração eólica offshore com capacidade instalada de 1.216 GW, a ser localizada na plataforma continental da costa de Acaraú-Ceará. O projeto contemplará também o desenvolvimento de uma planta de eletrólise com capacidade de 2.240 MW, para produção de Hidrogênio Verde de aproximadamente 296 mil ton./ano, localizada no Hub de Hidrogênio Verde, no Complexo do Pecém.

Com isso, a empresa multinacional com sede no Ceará está envolvida no projeto que, a partir de 2023, produzirá, armazenará, transportará e comercializará o hidrogênio verde. Com os objetivos de produzir hidrogênio verde regional de maneira massiva, e industrial para obter o melhor preço; desenvolver uma oferta de serviços adaptados para atender às necessidades de mobilidade pesada (caminhões – barcos – trens); desenvolver um projeto em consulta com autoridades eleitas, populações locais e atores industriais locais para garantir o sucesso ideal; promover um ciclo energético totalmente virtuoso: energia renovável / eletricidade e hidrogênio verde.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.