Governo do Ceará e empresas discutem estratégias para agilizar implantação de Hub de hidrogênio verde no estado

Tempo de leitura: 2 minutos

Na manhã de quarta-feira (dia 19), secretários estaduais e representantes de vários órgãos e empresas públicas participaram do segundo workshop (virtual) com consultores e executivos de grandes companhias interessadas em instalar no Ceará plantas industriais para produção de hidrogênio verde – uma fonte energética renovável e limpa que hoje tem grande aceitação no mundo inteiro.

De acordo com Célio Fernando, secretário-executivo da Casa Civil – que lidera as ações do governo para agilizar a consolidação do Hub de hidrogênio Verde no Ceará – foram discutidas questões como a necessidade de ampliação de linhas de transmissão energética para dar suporte aos projetos; oferta de água para as plantas industriais; infraestrutura e logística, além de aspectos de licenciamento e regulação.

O secretário-executivo da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Adão Linhares, considera a preocupação dos investidores com a rede de energia pertinente mas não um entrave para a implantação do HUB, pois à medida em que os projetos de hidrogênio verde comecem a ser instalados a tendência é que órgãos federais agilizem projetos de transmissão.

O fornecimento de água também não será impedimento para o Hub de hidrogênio, na avaliação de Francisco Teixeira, secretário estadual de Recursos Hídricos. “Há um projeto em curso para instalação de uma planta de dessanilização da água do mar e outras iniciativas. Apenas com reuso de parte do esgoto da Região Metropolitana é possível atender a demanda das novas indústrias – com custo razoável e vantagens ambientais”.

No evento, o presidente da Zona de Processamento e Exportação do Ceará (ZPE Ceará), Eduardo Neves, também apontou vantagens para os investidores que se instalarem na ZPE, no Porto do Pecém. “Há redução de tributos federais, estaduais e até municipais, além de áreas disponíveis”, destacou. “Estamos prontos para receber as empresas”.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, destacou que a orientação do governador Camilo Santana, sob a liderança da Casa Civil, é criar todas as facilidades possíveis para fomentar o Hub de hidrogênio verde, que já conta com 14 protocolos de intenção firmados – alguns com empresas de atuação global na área de energia – e com outros três previstos para o mês de fevereiro.

“Estamos muito atentos a esse segmento. Hoje mesmo foi assinado um convênio com a UFC para realizar um estudo englobando todos os aspectos relacionados ao hidrogênio verde. Esse cuidado com o conhecimento e o planejamento é uma marca importante e reconhecida do Ceará”, informou. “Estou muito animado não apenas com o Hub de hidrogênio verde, mas também com muitas outras oportunidades que estão surgindo associadas a essa fonte energética”, resumiu.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.