SC e Piauí firmam cooperação sobre ZPEs e investimentos

Tempo de leitura: 2 minutos

O governo de Santa Catarina, por meio da SCPar, e o do Piauí, através da agência Investe Piauí, firmaram acordo de cooperação para a troca de informações sobre a prospecção e desenvolvimento de negócios no âmbito de Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) e outros. A assinatura aconteceu durante o 4º Congresso Brasileiro de ZPEs, na última semana, em Parnaíba, onde foi inaugurada a primeira zona de exportações dentro do novo marco legal, que permite inclusive a oferta de serviços.

Logo que o novo marco regulatório foi sancionado, em julho de 2021, o governador Carlos Moisés informou a intenção de implantar três ZPEs no Estado. O plano é ativar a de Imbituba, instalar uma em Lages e outra em Dionísio Cerqueira, na divisa com a Argentina.

Os eventos no Piauí contaram com a participação do governador Wellington Dias, que encontrou o representante de SC, o diretor de Gestão e Finanças da SCPar, Jefferson Machado. O empresário Jonas Tilp, da consultoria Tilp & Vermont Business Advisory, de Joinville, que aproximou os dois estados nessa área quando começou a prestar serviços para a Investe Piauí, também acompanhou.

Pela parceria firmada, o governo de SC vai compartilhar informações sobre a atuação da SCPar e modelos de gestão portuária. O estado do Nordeste, por meio da Investe Piauí, vai transmitir suas experiências sobre o modelo de operação da ZPE Parnaíba.

Pela parceria firmada, o governo de SC vai compartilhar informações sobre a atuação da SCPar e modelos de gestão portuária. O estado do Nordeste, por meio da Investe Piauí, vai transmitir suas experiências sobre o modelo de operação da ZPE Parnaíba.

Esse acordo foi encaminhado no ano passado, em reunião do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, com representantes da Investe Piauí, quando visitaram portos e o governo de SC.

Entre as novas normas para ZPEs, chama a atenção a abertura para serviços. Segundo Jonas Tilp, entre os serviços que serão exportados pela unidade nordestina estão soluções de tecnologia. Ela recebeu investimento de R$ 50 milhões e tem entre suas âncoras um polo tecnológico.

A ZPE Parnaíba nasceu com a iniciativa de um hub em tecnologia. A exemplo do que acontece no Perini Business Park, em Joinville, que tem o Ágora Tech Park, lá eles criaram um pequeno centro de inovação dentro da ZPE, que abriga 10 empresas que oferecem produtos ou serviços que se relacionam com o mercado internacional. Tem desde fábrica de impressora 3D, fábrica de software e um serviço no modelo do Uber – observa Tilp, que prestou consultoria para esse empreendimento.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.