GWM: conheça a montadora chinesa que negocia com o Estado do Ceará

Tempo de leitura: 1 minuto

Há quase dez anos sondando o mercado automotivo brasileiro, a chinesa Great Wall Motors (GWM) confirmou a chegada ao País no fim do ano passado, quando fechou a compra da fábrica da Mercedez-Benz de Iracemópolis, no interior de São Paulo. Mas, ao mesmo tempo, representantes do Ceará já visitavam sede da empresa, que é considerada a maior montadora de capital privado da China.

Uma das possibilidades consideradas pelo mercado na época era de a GWM assumir a unidade da Ford, em Horizonte. Com a negativa da companhia americana de ceder a tecnologia do Troller, o Estado não conseguiu captar nem a GWM nem outra montadora.

Em 14 de março, a GWM deu início à linha de montagem em São Paulo, após o investimento de R$ 10 bilhões e a expectativa de gerar de 2 mil empregos diretos até 2025. Mas o início da produção no Sudeste não elimina as chances do Ceará.

Nesta semana, o secretário estadual Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico e Trabalho) esteve reunido com representantes da GMW, em São Paulo. Segundo contou a secretária executiva da Indústria, Roseane Medeiros, a infraestrutura apresentada por Maia aos executivos da montadora impressionou.

A expectativa do governo cearense é que a marca possa terceirizar uma parte da produção como, por exemplo, as baterias dos veículos, e o Ceará e sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE) se colocam como locais atrativos.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.