ZPE Ceará é opção para movimentação de contêineres 

Tempo de leitura: 2 minutos

Além de granéis sólidos, como minério de ferro e carvão mineral; granéis líquidos, a exemplo do oxigênio e nitrogênio; e cargas soltas, como as placas de aço; a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará também movimenta cargas conteinerizadas. Ao chegar a free trade zone do Complexo do Pecém, os contêineres são inspecionados e rapidamente direcionados aos seus respectivos clientes, o que garante uma operação rápida e segura.

Na ZPE Ceará, as três principais etapas que fazem parte da movimentação de contêineres são:

1 – Nas importações, os contêineres chegam ao gate da ZPE Ceará, onde inicia-se as tratativas internas para desembaraço aduaneiro. Nesta etapa, é checado o cadastro das cargas junto ao Sistema Integrado de Controle Aduaneiro (SICA) e realizada a inspeção por parte da Receita Federal do Brasil;

2 – Os contêineres são movimentados e descarregados na Área de Despacho Aduaneiro (ADA) da ZPE Ceará, onde são organizados para otimizar o processo de desova das cargas;

3 – Após o desembaraço aduaneiro ser finalizado, é realizada a desova e encaminhamento das cargas para seus respectivos clientes.https://www.instagram.com/tv/CcfwEmBocts/embed/?cr=1&v=14&wp=1080&rd=https%3A%2F%2Fzpeceara.com.br&rp=%2Fzpe-ceara-e-opcao-para-a-movimentacao-de-conteineres.

Completamente integrada ao Porto do Pecém, de onde chega boa parte dessas cargas conteinerizadas, a ZPE Ceará possui uma Área de Despacho Aduaneiro (ADA) com 55.000 metros quadrados (m²) e capacidade para armazenar mais de 1.200 contêineres, isso sem falar no armazém coberto de 4.000 m², local onde as cargas desovadas podem ficar armazenadas até serem encaminhadas.

“Contamos com uma infraestrutura completa para movimentar vários tipos de cargas, inclusive as conteinerizadas. Com o nosso SICA e a parceria com a Receita Federal, garantimos procedimentos operacionais céleres e completamente seguros para todos os nossos clientes”, afirma Andréa Freitas, diretora de operações da ZPE Ceará.

Com operação 24 horas por dia, sete dias por semana, a ZPE Ceará faz parte do Complexo do Pecém, uma joint venture formada pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã. Trata-se da primeira free trade zone a entrar em operação no Brasil e uma peça fundamental para o desenvolvimento do Estado do Ceará.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.