ZPE: de elefante branco à ´grande oportunidade´ para economia do Acre

Tempo de leitura: 2 minutos

Ainda há o que se aprender e as dúvidas não são poucas mas o ambiente é de animação com a retomada da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Em sua concepção, a ZPE do Acre não podia vender mais que 20% para o mercado interno -ou seja: 80% da produção teria de ser voltada à exportação

Com isso, ao longo do tempo várias empresas se interessaram mas não concretizaram instalação. No governo de Gladson Cameli, a ZPE chegou a ser negociada mas o comprador não pagou a entrada e o contrato não prosperou.

Depois de idas e vindas -mais de uma década sem funcionar – o futuro não era muito promissor, já que se não fosse vendida estaria ameaçada de virar mais um elefante branco.

Só que não: uma reviravolta iniciada com a retomada do parque em Senador Guiomard e o advento de uma legislação modernizada trouxe alguma euforia entre empreendedores e gestores públicos.

O mais animado, certamente, é o secretário de Indústria, Comércio e Exportação do Acre, Assurbanipal Mesquita, que já planeja trazer ao Estado consultor especialista em ZPE por novos aprendizados e para tirar as dúvidas.

“Tivemos a felicidade de aprovação da flebilização do regime das ZPEs e muita coisa muda. Assim, passamos a olhar a ZPE como uma grande oportunidade”, disse o secretário.

A ZPE é um tipo de benefício fiscal voltado a estimular atração de empresas de exportação, um instrumento para fomentar o comércio exterior: Trata-se de uma proposta que desonera quem quer exportar.

Hoje só duas ZPE e a do Pecém, no Ceará, que sempre teve um foco voltado à mineração.

Principais mudanças:

*As empresas da ZPE do Acre podem vender, se quiserem, 100% para o Brasil. Não tem necessariamente que produzir para exportar.

**A ZPE se limitava a área cercada em Senador Guiomard mas atualmente a empresa pode estar até 30 quilômetros de raio do parque, alcançando inclusive o município de Rio Branco.

***A área cercada compreendida até então como ZPE passou a ser mais um parque industrial -dentro de uma área de ZPE.

****As empresas que podem usufruir dos benefícios da ZPE não tem necessariamente que ser do ramo industrial como de outros segmentos, como os serviços, por exemplo.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.