Governo Federal recebe ABRAZPE e discute programa de ZPEs

Governo Federal recebe ABRAZPE e discute programa de ZPEs

Tempo de leitura: 1 minuto

O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE), Helson Cavalcante Braga, esteve reunido com o então presidente em exercício do Brasil (o presidente Lula estava em viagem para a China) e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), no Palácio do Planalto, em Brasília, em 14 de abril, para discutir a importância estratégica das ZPEs para a economia do país.

O encontro contou também com a presença do deputado Florentino Neto (PT/PI) e teve como objetivo debater o programa brasileiro de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs).

O presidente da ABRAZPE demonstrou ao presidente em exercício que o Programa das ZPEs garante a atração de investimentos, a geração de empregos, o aumento das exportações, a difusão de novas tecnologias e o desenvolvimento regional. Tudo isso, sem criar concorrência desleal com o restante da indústria e sem depender de recursos do Governo Federal. O encontro foi considerado positivo, com o compromisso de apoio ao setor sinalizado por Geraldo Alckmin.

Atualmente, o Brasil possui 11 ZPEs autorizadas, das quais duas já estão operacionais, localizadas em Pecém (CE) e Parnaíba (PI). Uma terceira, em Cáceres (MT), deverá ser inaugurada no próximo mês de junho. As demais estão em processo de implantação.

A ABRAZPE

A Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE) é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega as empresas administradoras de ZPE, bem como outras instituições/entidades que tenham interesse direto no desenvolvimento do Programa Brasileiro de ZPEs.

Desde a sua fundação, em 1989, a Associação vem funcionando como “locus” de articulação e coordenação das ações para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do Programa das ZPEs no Brasil.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.