Em entrevista à imprensa internacional, governador coloca o Piauí como possível referência mundial em hidrogênio verde

Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Rafael Fonteles concedeu entrevista, nesta quarta-feira (07), para a Argus, organização de mídia independente especializada em energia e outros commodities, com sede em Londres (ENG). A conversa teve como tema principal a participação do Piauí no Financial Times Hydrogen Summit, no próximo dia 15 de junho, na capital inglesa.

O evento reunirá mais de 200 CEOs, vice-presidentes, investidores e figuras do governo, para discutir o papel que o hidrogênio verde desempenha no mix de energia global e debater o seu potencial para reduzir as emissões globais. “É um evento muito importante para posicionarmos oficialmente o Piauí dentro desta cadeia produtiva. É um momento em que iremos expandir cada vez mais as nossas ideias e estratégias, o que trará grandes benefícios ao nosso estado”, disse o governador.

Durante a entrevista, Rafael Fonteles reforçou que energias limpas e renováveis são um dos grandes interesses de sua gestão. Ademais, destacou que o estado já é referência na produção de energias eólica e solar, podendo, portanto, ser destaque mundial também na produção de hidrogênio verde.

Atualmente, o Piauí é o maior produtor de energia solar centralizada do Brasil, além de ser o terceiro maior em energia eólica. O estado possui os maiores parques solar e eólico das Américas, sendo o solar localizado em São Gonçalo do Gurguéia, e o eólico nos municípios de Lagoa do Barro, Queimada Nova e Dom Inocêncio.

“Além do grande potencial já comprovado na produção dessas energias, somos privilegiados em recursos hídricos, temos uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Parnaíba, e teremos futuramente um porto na mesma região. Então, tudo isso nos coloca como possível grande referência nacional e mundial na cadeia produtiva do hidrogênio verde”, disse Fonteles.

O governador afirmou que o hidrogênio verde produzido tem quatro destinos principais: exportação para a Europa, fertilizantes, biocombustíveis e siderurgia. Na oportunidade, o governador falou, ainda, sobre as suas intenções na segunda viagem à Europa, que acontece entre os dias 8 e 18 de junho, na Alemanha, Espanha, Suécia e Inglaterra. “O nosso enfoque não é apenas apresentar o hidrogênio verde e as intenções do Piauí, mas, também, conectar os seus fabricantes aos possíveis consumidores. Teremos discussões mais incisivas e definitivas sobre o tema, especialmente com as empresas que assinamos memorandos de entendimento em abril, quando estivemos na Estônia e em Portugal”, finalizou o governador.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.