ABRAZPE e Deputado Florentino Neto lideram preparativos para lançamento da Frente Parlamentar das ZPEs

ABRAZPE e Deputado Florentino Neto lideram preparativos para lançamento da Frente Parlamentar das ZPEs

Tempo de leitura: 1 minuto

O presidente da ABRAZPE, Helson Braga, e o Deputado Federal Florentino Neto (PT/PI) começaram os preparativos para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). A solenidade deve ocorrer em 30 de agosto, na Câmara dos Deputados, para marcar a formação do grupo que tem como objetivo a defesa do regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Exportação.

O deputado federal Florentino Neto (PT/PI) conseguiu a adesão de mais de 200 parlamentares ao requerimento para a criação da Frente Parlamentar. O colegiado terá a finalidade de desenvolver a cultura exportadora, fortalecer o balanço de pagamentos e promover a difusão tecnológica, a redução de desequilíbrios regionais, além de estimular o desenvolvimento econômico e social do país.

Devido ao atual cenário internacional, Florentino considera que este é o momento certo para o Brasil viabilizar a instalação de ZPEs, gerar empregos e atrair investimentos voltados para a produção e desenvolvimento econômico local e regional, trazendo uma concorrência justa ao mercado interno.

Agora, o colegiado deverá ser instalado e o parlamentar será o presidente deste movimento em defesa das Zonas de Exportação e da cultura exportadora. Além do deputado Florentino Neto, o deputado piauiense Júlio César (PSD/PI) também fará parte da diretoria da Frente, ocupando o cargo de primeiro vice-presidente.

As ZPEs caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, à prestação de serviços vinculados à industrialização das mercadorias a serem exportadas ou à prestação de serviços exclusivamente para o mercado externo. São consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

Foto: Divulgação

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.