ZPE Ceará ultrapassa 95 milhões de toneladas movimentadas

ZPE Ceará ultrapassa 95 milhões de toneladas movimentadas

Tempo de leitura: 2 minutos

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará atingiu o recorde de mais de 95 milhões de toneladas movimentadas desde o início de suas operações, em 2016. Segundo a administração do espaço, o desempenho reforça o protagonismo da ZPE na economia cearense e sua consolidação como plataforma logística e industrial estratégica para o estado.

Somente nos dois primeiros meses deste ano, a área alfandegada do empreendimento registrou a movimentação de 1,64 milhão de toneladas, um crescimento de 3,2% em comparação com o mesmo período de 2024. No acumulado histórico, de 2016 até fevereiro deste ano, o volume total movimentado chegou a 95.349.625 toneladas.

Para o presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó, o avanço é reflexo direto do fortalecimento da zona de livre comércio como base industrial robusta e inovadora. “Ultrapassar a marca de 95 milhões de toneladas movimentadas é resultado direto do fortalecimento da ZPE Ceará como plataforma industrial estratégica. Hoje, além de consolidarmos um hub siderúrgico robusto, nos preparamos para liderar a transição energética com o Hub de Hidrogênio Verde. Esses avanços só têm sido possíveis graças à liderança firme e visionária do governador Elmano de Freitas (PT), que tem sido decisiva para a consolidação e a ampliação da ZPE nos últimos dois anos”, disse ele.

O diretor de Operações da ZPE, Michel Mourão, também celebrou o desempenho. “Esse resultado da ZPE impressiona como marco a ser seguido e melhorado cada vez mais. É entusiasmante saber que o Estado do Ceará conta com uma ferramenta desse porte, com resultado tão expressivo. Vamos fazer cada vez mais, pois é um projeto desafiante”, afirmou.

O carvão liderou o crescimento entre as cargas movimentadas no primeiro bimestre de 2025, com 437.595 toneladas — um salto de 192,62% em relação ao mesmo período do ano passado. Também registraram aumentos significativos o minério de ferro, com 547.601 toneladas (+25,1%), e as placas de aço, com 471.644 toneladas (+24,1%).

Complexo estratégico

Com 6.182 hectares destinados a investimentos, a ZPE Ceará faz parte do Complexo do Pecém, uma joint venture entre o Governo do Estado e o Porto de Roterdã, na Holanda, o maior da Europa. A localização privilegiada e o modelo de operação são algumas das vantagens apontadas pela administração como responsáveis pelos resultados.

Atualmente, o Setor 2 da ZPE, com mais de 1.900 hectares, é tido como local estratégico para abrigar as futuras unidades do Hub de Hidrogênio Verde, o chamado combustível do futuro, cujos contratos já foram assinados para sua produção no Porto do Pecém.

Fonte/Foto: Portal BE News

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.