Sergipe receberá maior datacenter da América Latina

Sergipe receberá maior datacenter da América Latina

Tempo de leitura: 1 minuto

Durante o XII Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, a empresa Optimus Technology Datacenter anunciou investimento bilionário que realizará no Estado de Sergipe.

No curso do evento, o CEO do grupo no Brasil, Anand Hemnani, anunciou que o projeto inicial consumirá 80MW de energia com planejamento de em até 10 anos, alcançar o montante de 2000MW.

O datacenter da Optimus deverá funcionar como um hub regional de conectividade, com foco em alta capacidade de armazenamento, computação em nuvem e soluções de inteligência artificial. A previsão é que o investimento fortaleça a competitividade do Brasil no setor de tecnologia e digitalização, contribuindo diretamente para a economia da região Nordeste, além de contemplar um Centro Tecnológico de Pesquisa Avançada, para criar uma cadeia de valor alinhada com tecnologia, desenvolvimento de software e P&D.

O novo datacenter será instalado com base no protocolo de intenções assinado entre o grupo e o governo sergipano em março de 2025, com o objetivo de transformar o Estado em um novo polo tecnológico do país. “O projeto não só impulsionará a infraestrutura digital da região, como também deverá gerar efeitos positivos em desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário da SEDETEC, Valmor Barbosa.

O CEO da Optimus no Brasil, Anand Hemnani, destacou os diferenciais competitivos que levaram à escolha do Estado de Sergipe: “A segurança jurídica e a boa governança nos motivaram a investir no Estado, além da boa e potencial vocação energética, com um mix muito diversificado, linhas de transmissão, uma infraestrutura básica apropriada e a ZPE”.

O Diretor Presidente da CODISE, Ronaldo Guimarães, ressaltou o papel da Zona de Processamento de Exportação de Sergipe (CAZPE), em processo de operacionalização pelo governo estadual, através da SEDETEC, como um fator decisivo para a atração de novos investimentos.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.