Fiemt visita ZPE do Ceará ao lado da Sedec e Azpec para fortalecer implantação da ZPE de Cáceres

Fiemt visita ZPE do Ceará ao lado da Sedec e Azpec para fortalecer implantação da ZPE de Cáceres

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma missão técnica formada por representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do Governo de Mato Grosso visitou nesta semana o Complexo de Pecém, no Ceará, que engloba a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará —referência nacional em gestão, operação e atração de investimentos.

A delegação foi composta pelo presidente da Fiemt, Silvio Rangel; o vice-presidente da entidade, Heloizo Motta; a superintendente da Fiemt e do IEL, Fernanda Campos; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda; o secretário-adjunto de Indústria e Comércio, Anderson Lombardi; o presidente da AZPEC e da MT Gás, Aécio Rodrigues; e o diretor administrativo-financeiro da ZPE de Cáceres, Guilherme Oliveira Carvalho.

O objetivo da agenda foi conhecer a estrutura, o modelo de governança e as boas práticas da ZPE do Ceará para acelerar a implantação da ZPE de Cáceres, um dos principais projetos estratégicos para o desenvolvimento industrial e logístico de Mato Grosso.

“Estamos diante de um modelo que deu certo. A ZPE cearense é prova de como esse tipo de estrutura pode transformar uma região, atrair grandes investimentos e gerar desenvolvimento. Nossa missão aqui é aprender com quem tem experiência, diminuir nossa curva de aprendizado e fazer ainda melhor em Mato Grosso”, afirmou Silvio Rangel.

No primeiro dia de agenda, a delegação foi recebida pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante. Os visitantes também foram apresentados ao Observatório da Indústria do Ceará e às principais soluções desenvolvidas pelas casas que integram o Sistema Fiec.

“Viemos aprender com quem sabe. A ZPE de Pecém é fantástica e a equipe nos passou informações valiosas para aprimorarmos nosso projeto em Mato Grosso. Essa troca é fundamental para fazer uma ZPE que funcione e traga resultados concretos para o estado”, destacou o secretário César Miranda. Ele agradeceu à Fiec pela recepção e à Fiemt pela articulação da missão.

A ZPE de Cáceres é uma das apostas do Governo de Mato Grosso e da Fiemt para inserir o estado no cenário do comércio exterior de forma mais competitiva, aproveitando sua posição estratégica. A expectativa é de que o projeto avance em 2025, com definição do modelo de governança, atração de empresas âncora e investimentos em infraestrutura.

A ação reforça o alinhamento entre governo, setor produtivo e entidades de fomento em torno de um objetivo comum: transformar o potencial logístico de Cáceres em um polo real de desenvolvimento e exportação.

Fonte/Foto:Fiemt

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.