Tempo de leitura: 2 minutos
O governador Carlos Brandão (PSB) se reuniu virtualmente com representantes da americana Oil Group, que estavam em São Luís, para debater a instalação de uma refinaria de petróleo na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bacabeira.
A empresa foi definida como âncora da ZPE e as negociações foram iniciadas em junho, em Paris, na França. Na ocasião, na capital maranhense, foram discutidos aspectos jurídicos, tributários, econômicos e de logística via Porto do Itaqui.
“Seguimos colhendo os frutos da missão que realizamos em Paris. Recebemos no Maranhão os representantes da Oil Group e estamos em tratativas para definir a instalação da empresa em nosso estado. Durante a visita à ZPE de Bacabeira e ao Porto do Itaqui, apresentamos toda a estrutura que o Maranhão oferece”, escreveu o governador em uma postagem nas redes sociais.
Segundo informações divulgadas pelo Governo do Estado, a estrutura deve ser de 8 milhões de metros quadrados, com heliporto, ramal ferroviário, refeitório e espaço para eventos. A refinaria produzirá óleo combustível pesado para exportação. Além disso, estuda-se a criação de um terminal no Porto do Itaqui para recebimento de petróleo bruto. O Maranhão foi o escolhido por conta de sua posição geográfica favorável para exportações à Ásia, Europa e EUA.
Na economia do estado, a previsão é de geração de 300 vagas permanentes e 2 mil postos temporários na construção. Ainda há o potencial de mais 2.300 empregos diretos e indiretos imediatos. Segundo os dados da gestão estadual, a estimativa é de até 30 mil empregos em cinco anos, com a consolidação da ZPE.
As obras devem começar em 2027 com operação planejada para 2029. “Em Paris, lançamos as bases do projeto de uma refinaria com capacidade de refino de 50 mil barris por dia. Hoje tivemos uma reunião extremamente produtiva para ajustar os últimos pontos em aberto e avançar com o cronograma”, ressaltou o CEO da subsidiária de refino da Oil Group no Brasil, Gustavo Zumel.
A refinaria será modular, em que cada unidade inicial terá capacidade de 20 mil barris por dia. A expansão prevista vai até 50 mil barris/dia.
Fonte: UrbNews | Foto: Reprodução
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.