Ceará e Suécia discutem parcerias para desenvolvimento social e econômico do Estado

Tempo de leitura: 2 minutos

A governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, recebeu no Palácio da Abolição, durante a manhã desta quinta-feira (11), o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn. O encontro teve como objetivo iniciar diálogos para estreitar relações comerciais e projetar futuras parcerias em políticas sociais. Dentre os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, a Suécia é vista pelo Governo do Ceará como aliado para troca de experiências e construção de modelos a serem replicados em Educação, Segurança, Juventude, Saúde, Infraestrutura, entre outras áreas.

Izolda Cela ressaltou a importância de manter conexões com o governo sueco para aproximar o Ceará de interações que abram portas para o Estado avançar tanto no campo econômico quanto na cidadania.

Também participaram do encontro o secretário de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, o cônsul da Suécia no Ceará, Marcos Aurélio Soares de Castro, o coordenador de políticas de Juventude do Ceará, David Barros, e a secretária-adjunta da Educação, Márcia Campos.

O embaixador Per-Arne Hjelmborn enfatizou que Brasil e Suécia têm cada vez mais evoluído nas relações internacionais. Hoje, exemplificou, mais de 200 empresas suecas operam no Brasil. O objetivo, com o Ceará, é explorar potenciais de fomentação no campo de negócios, mas também criar um canal de troca de experiências para fortalecer políticas sociais.

“Foi um encontro muito positivo. Falamos sobre várias iniciativas e possíveis visitas à Suécia para confirmar essa nossa experiência em vários temas. Temas da educação, o tema econômico-industrial, temas mais sociais, de pessoas que vivem em áreas vulneráveis, trabalho na política sobre drogas, a possibilidade de projetos muito amplos. Vamos certamente concretizar essas ideias em alguma iniciativa”, pontuou.

Para o secretário Antonio Balhmann, estreitar as relações com a Suécia ampliará a busca por novos empreendimentos para o setor industrial no Ceará, em especial na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Balhmann destacou a excelência da educação sueca voltada aos processos industriais, com empresas responsáveis por formação de profissionais com alto nível de qualificação.

“Está na hora de descobrirem que o Nordeste é importante e cresce substancialmente. Não tem igual ambiente de negócio no Brasil como o visto na ZPE, superando questões burocráticas e abrindo caminhos favoráveis para as empresas na perspectiva de exportar e ter o livre comércio”, disse.

Também foi levantado na reunião a sugestão de Ceará e Suécia firmarem parceria para produção de grafeno no Estado. “O Ceará tem a produção do grafite, detém importantes reservas minerais. Agora seria a hora de se estabelecer um link desses. É exatamente o início da descoberta desse material, que certamente vai ser o grande diferencial em termos de padrão tecnológico, na área médica, na área de abastecimento de água, entre outras. É um material revolucionário”, disse o secretário.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.