Comissão da Indústria e Comércio é instalada e programa sessão especial para Cáceres

Tempo de leitura: 3 minutos

A Assembleia Legislativa instalou na manhã de hoje (15) a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo. Na ocasião, o deputado Allan Kardec (PDT) foi empossado presidente da Comissão, que terá o vice-presidente Carlos Avallone (PSDB) compondo a chapa até ao final da legislatura.

A Comissão terá ainda os trabalhos dos deputados titulares, Dr. Gimenez, Faissal Calil (PV) e Xuxu Dal Molin (PSC). Membros suplentes, deputados Wilson Santos (PSDB), Dilmar Dal Bosco (União), Walmir Moretto (Republicano), Lúdio Cabral (PT) e Sebastião Rezende (PSC).

Na oportunidade, Allan Kardec reforçou que dará sequência aos trabalhos da Comissão, principalmente com três assuntos que estão sendo analisados pelo grupo desde o ano passado: o gás natural da Bolívia, o novo porto de Cáceres, e as obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). “Foram assuntos que já estavam encaminhados desde 2021. Solicito, por encaminhamento, para que façamos uma sessão especial da comissão no munícipio de Cáceres, para prestigiar a região”, revelou Kardec.

Segundo o deputado, a discussão será para debater especificamente a questão do gás em Mato Grosso e o progresso na região Oeste. “Precisamos saber como está a relação comercial e industrial bilateral com a Bolívia. E, ainda saber quais serão os próximos passos que precisamos tomar. Espero que possamos realizar essa sessão na primeira quinzena de abril, porque se trata do progresso para o Estado de Mato Grosso com geração de emprego e renda”, afirmou Kardec.

Para o vice-presidente Carlos Avallone, além de outros assuntos que serão debatidos, a Comissão deverá centralizar nos três temas de Cáceres. O deputado entende que “temos muitos assuntos importantes para discutir esse ano. Quero estar ao lado do Allan, ajudando no que for necessário em vários temas importantes este ano”, explicou Avallone.

Durante a reunião, o deputado citou ainda a entrega do relatório com resultados da CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal, que terão muitos impactos no setor industrial. “Pra mim o futuro é a região oeste, temos que fazer um encaminhamento da fronteira no sentido para subir para Porto Velho, a questão da ferrovia. São três assuntos que estão acontecendo em Cáceres, que são sonhos antigos da população: o gás, o porto novo de Cáceres situado no Barranco Vermelho, e visita às obras da ZPE. Estamos vivendo um momento muito importante em Mato Grosso, na região Oeste que ficou esquecida muito tempo. Depois de alguns anos, os projetos estão se concretizando”, destacou ele.

Dr. Gimenez reforçou as opiniões de Avallone e Kardec sobre as pautas envolvendo a ferrovia, que ligará todo o Estado, o gás natural e a CPI da Renúncia Fiscal para os ajustes necessários na área industrial. “Essa iniciativa vai colocar em evidência a região Oeste. O traçado da ferrovia favorece as regiões norte e sudeste do Estado de Mato Grosso. Espero que num futuro não distante possamos também ter uma ferrovia passando pelo Oeste, uma vez que a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) está em Cáceres. Precisamos transformar Cáceres num polo industrial”, espera o parlamentar.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.