Aprovado o plano de trabalho da ZPE de Ilhéus

Tempo de leitura: 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre comemorou a notícia da aprovação do Projeto de Trabalho da ZPE de Ilhéus, transmitida pela Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, na terça-feira (4). O ofício encaminhado ao presidente da ZPE da Bahia, Otávio Pimentel, informa também a prorrogação do prazo de conclusão das obras de implantação até 31 de dezembro de 2019.

O documento destaca que a resolução atende ao pleito encaminhado pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, após análise do Grupo de Assessoramento Técnico do Conselho Nacional. O prefeito disse que a medida é motivo de otimismo e mais uma vitória para Ilhéus, pois a ZPE pode impulsionar o desenvolvimento econômico e contribuir para a geração de muitos postos de trabalho. “Mostra também que nosso governo tem trabalhado para consolidar um importante projeto para o futuro de nossa gente”, comentou.

 Em julho de 2017, o prefeito de Ilhéus recebeu uma comitiva de empresários chineses do estado de Tianjin, considerada a terra da ZPE na China, interessados em conhecer a cidade e a área de instalação da ZPE, visando possíveis investimentos. O trabalho tem sido compartilhado com o Governo da Bahia, que também assinou protocolos de intenção com as autoridades chinesas para a instalação das primeiras unidades no parque exportador ilheense.

Atualmente, existem no mundo 3.500 ZPEs, em 135 países, que geram cerca de 68 milhões de empregos diretos. As ZPES nacionais foram pensadas como forma de atrair novos investimentos externos através do aumento das exportações.

A área reservada à ZPE de Ilhéus está localizada à margem da Rodovia Ilhéus – Uruçuca (KM 12 da BA 262). O projeto já possui 9.500 metros quadrados de área construída. O CZPE já aprovou o projeto arquitetônico, o alvará de construção e a licença ambiental da ZPE ilheense.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.