Estado reinicia projeto para levar empresas de rochas para a ZPE de Pecém

Tempo de leitura: 1 minuto

O processo de atração de indústrias para a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) segue para novas etapas pelo Governo do Estado. Nas últimas duas semanas, representantes do Porto do Pecém (Cipp) voltaram a procurar empresários do setor de rochas ornamentais para negociar um novo modelo de vantagens para companhias que decidirem se instalar no complexo portuário. A iniciativa está revivendo um projeto que havia sido deixado de lado em 2016 e que volta ao radar da administração estadual a partir dos novos planos de expansão da zona de processamento.

Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado (Sedet), Maia Júnior, o Governo deverá publicar nas próximas semanas uma licitação no valor de R$ 32 milhões para urbanizar cerca de 23 hectares da ZPE Ceará. O objetivo é aumentar a área disponível para a instalação de novas empresas no local. “Nós vamos iniciar e entrar em processo de licitação, o que já foi aprovado pelo conselho. Teremos um investimento de R$ 32 milhões para urbanizar 23 hectares na ZPE para que possamos colocar novas indústrias na ZPE. Vamos fazer a nossa parte. Nosso desejo é urbanizar esses 23 hectares para posteriormente urbanizar outros 23 hectares, porque o grande desafio é levar mais indústrias ao porto do Pecém”, disse o titular da Sedet.

Os administradores do Cipp estão aproveitando contatos e negociações que começaram há três anos, em 2016. E nos últimos 15 dias, pelo menos uma das 20 empresas que haviam demonstrado interesse naquela época foi procurada pelo Estado. A informação foi confirmada por Carlos Rubens, presidente do Sindicato da Indústria de Mármores Granitos do Estado do Ceará (Simagran-CE). “Eles estão agendando com as empresas e já visitaram uma delas. Eles ainda estão começando, até porque eles devem ter outros projetos para organizar, considerando a dimensão do Porto, mas o diálogo está sendo iniciado mais uma vez”, disse Rubens.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.