Conselho autoriza prorrogação do início das obras da ZPE Uberaba

Tempo de leitura: 2 minutos

Publicada no Diário Oficial da União (DOF) de quarta-feira (21) a prorrogação do prazo para 31 de julho de 2021, para comprovação do início das obras de implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba. A Resolução CZPE 20 é assinada pelo presidente substituto do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Gustavo Leipnitz Ene.

O condomínio ZPE/Uberaba está localizado junto à BR-050, numa área de 2,6 milhões de metros quadrados, abrigando o entroncamento rodoferroviário que serve hoje ao Distrito Industrial II, divisa com a empresa Black & Decker. Com esta autorização, a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) está pronta para iniciar as obras de infraestrutura no terreno onde será instalada a ZPE.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes lembrou que foram sete anos e meio de muito trabalho para que chegasse este momento para divulgar a notícia. “Entregamos ao Ministério da Economia tudo o que nos foi pedido. Agora sim, Uberaba está pronta para iniciar as obras”, frisou.

“O grande dificultador do início das obras, foi em função de Decreto Presidencial determinar a implantação da ZPE em uma área privada e não em área pública. Tivemos grandes dificuldades em função disso, por pouco não conseguimos viabilizar. Mas, trabalhamos muito e conseguimos mais esta conquista. Este governo quebrou tabus e a ZPE foi outro tabu quebrado”, comemorou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

José Renato adiantou que uma empresa alemã já apresentou uma carta de intenções para se instalar na ZPE em Uberaba. “Nós nunca deixamos de apresentar a ZPE de Uberaba ao mercado internacional. O prefeito Paulo Piau, o secretário José Renato e sua equipe apresentaram o projeto em nível mundial”, lembrou Glauber Fachinelli, diretor-executivo da ZPE. “Estamos prontos para começar as obras e dar os próximos passos. Uberaba sempre esteve à frente do seu tempo na questão de investimentos”, ressaltou.

O prefeito Paulo Piau esteve em Brasília nesta quarta-feira (21), no Ministério da Economia, Piau foi recebido pelo secretário-executivo da pasta, Alexandre Messa. Piau agradeceu a decisão do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), que acolheu pleito de Uberaba.

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOF) a prorrogação do prazo para 31 de julho de 2021, para comprovação do início das obras de implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba. “Foram seis julgamentos no conselho e apenas o de Uberaba aprovado. Nós acreditamos na ZPE. É bom que a sociedade saiba que hoje, no Brasil existe apenas uma Zona de Processamento de Exportação em funcionamento no Brasil, que fica no Ceará, especializada em mineração. Portanto, o nosso processo em Uberaba não está atrasado”, frisou Piau.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.