Desafios da indústria cearense: setor mira crescimento no longo prazo

Tempo de leitura: 1 minuto

Para os próximos anos, a internacionalização da indústria cearense deverá ser um dos principais vetores de desenvolvimento para o setor. Esse caminho poderá ser traçado tanto pela maior presença de empresas locais no exterior como pela atração de investimentos externos.

De acordo com a Plataforma de Desenvolvimento Industrial Cearense, documento elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que aponta eixos para o desenvolvimento industrial, o setor tem como desafios a promoção das oportunidades de investimento no Estado, o fomento da inovação, a busca por novas estratégias de financiamento e melhoria do ambiente de negócios.

“Tradicionalmente, a indústria cearense esteve ligada a setores fortes, como o da construção civil, têxtil, metalmecânico e outros. Mas esses setores precisam ganhar força e competitividade para chegar a outro patamar. E não podemos chegar lá fazendo as mesmas coisas que vinham sendo feitas”, diz o economista Lauro Chaves Neto, coordenador do estudo e conselheiro federal de economia. “Temos que reforçar alguns pilares, como a internacionalização da indústria, que é uma visão mais ampla que só importar e exportar”.

Na avaliação dos industriais consultados para o estudo, o baixo fluxo de investimentos estrangeiros para o Estado se dá pela pouca integração das empresas locais ao capital estrangeiro, o que dificulta o acesso a financiamentos e transferência de tecnologia, mesmo com a maioria das empresas tendo declarado estar aberta a parcerias por injeção de capital externo.

A Plataforma aponta que o processo de internacionalização da indústria local passa pela diversificação de fornecedores e pela “trinca de hubs” (aéreo, marítimo e de comunicações) que, juntamente com a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), podem alavancar a economia local no atual momento em que o real está desvalorizado e há excesso mundial de liquidez. “Esses fatores) sinalizam um enorme potencial para a internacionalização da economia cearense, dependendo das ações que forem implementadas”, diz o documento.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.