Governador acompanha andamento de obras em Luís Correia

Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Wellington Dias esteve, na manhã deste sábado (4), visitando o andamento das obras do Porto de Luís Correia ao lado da prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele e do secretário de Estado da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles. O porto recebe ações de urbanização, construção do acesso, regularização fundiária da retroárea e licenciamento ambiental.

Wellington Dias destacou a recuperação da área em direção ao mar que dá condições de atracação dos navios com a entrega das cargas no porto. Citou ainda a urbanização da área portuária e a boa integração entre estado e município para a execução das ações. A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) com investimentos na ordem de R$ 5.641.020,96.

 “O objetivo desse projeto é transformar o local num porto pesqueiro e turístico. Nós vamos trabalhar com uma grande riqueza do nosso litoral, primeiramente, o atum e a sardinha. Os pescadores tradicionais serão apoiados para modernizar suas produções, garantir mais competitividade e trabalhando de modo muito forte para o mercado internacional”, disse o governador.

O secretário de Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles também esteve na visita. “Estamos dando etapas fundamentais para tornar o porto operacional, de fato. Construímos o acesso, regularizamos todos esses terrenos, a parte fundiária. A parte de licenciamento ambiental também está concluída para que, agora, possamos concluir o cais pesqueiro e, em breve, teremos as obras da dragagem para facilitar a atividade pesqueira”, explicou Rafael Fonteles. O porto terá um calado de pelo menos oito metros que facilitará a pesca.

Fonteles anunciou a inauguração, em janeiro, da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba (ZPE), que vai representar um grande salto no desenvolvimento econômico da região litorânea.

O presidente da Piauí Invest, Vitor Hugo está acompanhando de perto cada etapa do projeto. “A retroárea do Porto de Luís Correia possui 70 mil metros quadrados e já está regularizada pelo Interpi. Quinze famílias foram indenizadas e nesse terreno vai funcionar a primeira etapa do porto organizado, que é o Complexo Industrial Pesqueiro onde haverá indústrias com geração de emprego e produção de 80 toneladas de pescados por dia”, afirmou o presidente.

A prefeita Maninha destacou que a viabilização do Porto de Luís Correia é um sonho de mais de 50 anos. “Nós, como gestão, estamos acreditando e confiantes que o porto será concretizado com esse planejamento sendo colocado em prática”, comemorou.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.