Inaugurada Área de Despacho Aduaneiro e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba/PI

Tempo de leitura: 2 minutos

Nos dias 14/2 e 15/2, a 3ª Região Fiscal participou da inauguração da área de despacho aduaneiro e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba (PI), bem como atuou como painelista, no IV Fórum de ZPEs, representada pelo auditor-fiscal Francisco Rebouças Junior, delegado da Alfândega de Fortaleza.

Representaram a Receita Federal os auditores-fiscais Eudimar Alves, superintendente adjunto da 3ª Região Fiscal, Dario Brayner, delegado da DRF/Fortaleza, Carlos Eduardo Ribeiro Leite, Francisco Rebouças Junior, o analista-tributário Flávio Fernando Neri, chefe da agência de Parnaíba e ainda, o auditor-fiscal João Batista Barros da Silva Filho, ex-superintendente da 3ª Região Fiscal, agora na função de subsecretário de fiscalização, que compôs o dispositivo de honra, reconhecido pelo trabalho de acompanhamento de todo o processo de alfandegamento da área, desde o seu nascedouro.

Nas palavras de João Batista Barros “a ZPE de Parnaíba é também a concretização do papel da Receita Federal como indutora da melhoria do ambiente de negócios no País, em especial no Comércio Exterior, já que o novo marco legal em que se insere foi fruto de grande trabalho realizado por nossa Aduana em diálogo permanente com o parlamento. Para a 3ª Região Fiscal é uma demonstração de sua capacidade de articular com atores privados e governamentais para o êxito de grandes projetos, tendo agora as duas únicas ZPEs em operação no País.”

Compondo o painel 7: Sistema de Controle Aduaneiro Informatizado das ZPEs, Rebouças Junior, como moderador, abordou o papel importante da Receita Federal no controle aduaneiro, em que atua para proteger a nossa indústria nacional, e sempre inova com novos sistemas que viabilizam uma maior fluidez do comércio internacional.

No debate, houve momento de perguntas e respostas, quando foram esclarecidas algumas dúvidas sobre a legislação e o papel da Receita Federal no comércio exterior.

A Receita Federal foi reconhecida pelas diversas autoridades, que usaram a palavra na ocasião, e ressaltaram toda a participação do órgão neste projeto de suma importância para o estado do Piauí.

Créditos que merecem ser estendidos aos colegas da Alfândega de Fortaleza, sobretudo ao auditor-fiscal Jose de Jesus Ferreira, que compõe a Comissão de alfandegamento (Comalf), tendo sido expressamente mencionado no evento.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.