Em 20 anos, Porto do Pecém se consolida como ‘maior âncora de desenvolvimento no Estado’

Tempo de leitura: 2 minutos

Porto do Pecém chega, nesta segunda-feira (28), ao aniversário de 20 anos do empreendimento, em um cenário consolidado como o segundo principal terminal do Nordeste ao se considerar a movimentação de cargas. Celebrado como um dos grandes expoentes para impulsionar investimentos no Ceará, o porto já é apontado como a “maior âncora de transformação e desenvolvimento econômico do Estado”.

Algumas das marcas que ajudam a confirmar a afirmação, defendida pelo secretário de desenvolvimento econômico e trabalho do Ceará, Maia Júnior, incluem a constante evolução de movimentação de cargas nos últimos anos e a ampliação do terminal para modelo de complexo, ajudando a atrair novos investimentos ao Ceará. “O Pecém está na semana de comemorar os 20 anos e tivemos o grato prazer de, em 2021, bater o recorde de movimentação de carga, com 22,4 milhões de toneladas. Suape, que tem mais de 40 anos, movimentou 20 milhões, então passamos eles. Isso tudo mostra o trabalho do governador Camilo Santana em transformar o porto em porta de entrada das cargas no Nordeste”, disse Danilo Serpa, CEO do Complexo do Pecém. 

Um dos pontos de destaque das últimas evoluções no Pecém foi a parceria com o Porto de Roterdã, na Holanda. Atualmente a gestão do terminal europeu detém 30% do controle do Complexo do Pecém e devem servir como mais uma sustentação para os planos de desenvolvimento no Ceará. 

De acordo com o CEO do Pecém, a boa relação de Roterdã com o mercado europeu deverá impulsionar acordos no Ceará, além de ajudar a aprimorar formatos de gestão a partir da importação de expertise e redes de relacionamento. 

“Hoje, com Roterdã fazendo parte da nossa gestão, com toda a expertise, redes de relacionamentos, temos uma vantagem. Quando faço uma viagem e coloco que eles são sócios, as caras mudam. Se eles estão aqui é porque tem algo especial. A nossa perspectiva é chegar a 2050 com Pecém sendo o maior porto brasileiro e estamos caminhando com Roterdã para atrair investimentos”, disse Serpa. 

“E temos todo esse diferencial, de estar perto de um dos maiores centros urbanos, com infraestrutura, que é Fortaleza e região metropolitana. O Pecém tem uma série de vantagens industriais, além da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), e nossas estratégias”, completou.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.