Empresários visitam ZPE do Acre para avaliar ampliação de mercado

Tempo de leitura: 1 minuto

Com a mudança da lei federal nº 11.508/2007, com alterações pelas leis nº 11.732/2008, 12.767/2012 e 14.184/2021, que permitem 100% de vendas para o mercado nacional, o modelo de zona de processamento e exportação (ZPE) se tornou um forte atrativo para empresários do mundo todo.

Antes a legislação permitia que empresas se instalassem desde que 80% dos produtos fossem exportados e apenas 20% fossem vendidos para o mercado nacional. Com a alteração, os empresários podem produzir 100% para o país.

“Com a flexibilização da lei, estamos recebendo diversas empresas que estão conhecendo a ZPE e percebendo que ela está voltada para o [Oceano] Pacífico, sendo uma alternativa aos portos brasileiros. Como nosso governador Gladson Cameli sempre fala, precisamos gerar emprego e renda, e é isso que a empresa está trazendo, através da sua carta de intenção, que nos foi encaminhada, e estamos confiantes que muitos empregos serão gerados com a implantação do empreendimento”, explica o diretor da ZPE, Marcos Moraes.

Henrique Lee, representante de uma empresa chinesa, conta que o investidor buscava um local para ampliar o mercado e fabricar chapa compensada a ser exportada para os Estados Unidos: “Solicitamos uma apresentação para ZPE, que foi aceita. É um local ideal para implantar e, com a concretização da implantação, pretendemos investir 12 milhões de reais, gerando 160 empregos diretos e 300 indiretos”.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), tem buscado investidores, para criar um ambiente industrial que irá promover a geração de emprego e renda em diversos seguimentos.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.