SENAI avalia medidas para auxiliar na industrialização da ZPE de Cáceres

Tempo de leitura: 3 minutos

Atendendo a um convite da Casa da Indústria em Cáceres, o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Mato Grosso, Carlos Braguini, se reuniu com representantes dos sindicados industriais locais e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do município. O objetivo foi conhecer o projeto, discutir as demandas do setor e entender como o Senai pode apoiar o processo de industrialização na região, promovendo a qualificação profissional.

A abertura da ZPE irá permitir o livre comércio das empresas instaladas com o exterior, podendo operar com suspensão de impostosliberdade cambial, entre outros benefícios. O que deve atrair diferentes indústrias e dará prioridade ao desenvolvimento da economia regional e industrialização do mercado.

“O Senai como instituição de formação profissional precisa saber sobre as indústrias que serão instaladas no município e que vão fazer parte da ZPE. Isso porque nossa missão é apoiá-las, promovendo a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologiasindustriais”, pontuou Braguini, ressaltando que já existe a sinalização de uma empresa de exploração de minério de se instalar no local.

Outra medida será a cessão de uma sala para atendimento aos empresários na estrutura da Casa da Indústria em Cáceres – que é um espaço compartilhado entre os sindicatos que representam os setores industriais da construção civil (Sinduscon-Sudoeste), da metalomecânica, metalúrgica e elétrica (Sindimec-Sudoeste) e da alimentação (SIA Cáceres) e que disponibiliza todos os serviços oferecidos pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

José Providência, presidente do Sinduscon-Sudoeste, explica que essa é uma importante parceria entre Casa da IndústriaSistema Fiemt e as indústrias que se instalarão na região. “A ZPE será um grande instrumento de desenvolvimento econômico para o Estado e queremos estar ao lado das empresas e dos empresários, cumprindo nosso papel de apoiar a indústria e a industrialização da nossa região”.

presidente da Administradora da ZPE de Cáceres (Azpec), Adilson Reis, ressaltou a importância do encontro, que representa a convergência de objetivos comuns. “Desde que assumimos a presidência da Azpec, estamos tomando diversas medidas e desenvolvendo ações, dentre as quais uma programação junto com o sistema da Federação das Indústrias, o que me deixa particularmente bastante orgulhoso”, pontuou, Reis, lembrando que já ocupou uma vice-presidência da Fiemt durante três mandatos.

ZPE de Cáceres foi criada por meio de decreto presidencial em março de 1990, com a finalidade de reduzir desequilíbrios regionais, promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico, e aumentar a competitividade das exportações brasileiras.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.