O Conselho Municipal de Promoção do Comércio Internacional (CCPIT Xiamen) realizou a Conferência de Matchmaking Econômico e Comercial China (Xiamen) – Brasil

Tempo de leitura: 3 minutos

Em 13/01/2023, foi realizada a Conferência Econômica e Comercial China (Xiamen) – Brasil no Conselho Municipal de Promoção do Comércio Internacional (CCPIT Xiamen) e no Estado de São Paulo, Brasil, na modalidade “online + offline”. A reunião de matchmaking foi presidida pelo Sr. Henrique Kao, representante do escritório de ligação do CCPIT Xiamen em São Paulo, Brasil, e co-organizada pela Xiamen CCPIT e pela Associação Brasileira de Zonas de Exportação de Processamento (ABRAZPE). 

Ke Biru, presidente do Conselho Municipal de Promoção do Comércio Internacional e da Câmara de Comércio Internacional de Xiamen, e Ottaviano Pivetta, governador do Estado de Mato Grosso, Brasil, participaram da reunião e fizeram discursos. Também discursarm o Dr. Helson Braga, presidente da ABRAZPE, e os representantes das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs)  de Mato Grosso, Piauí, Pernambuco e Minas Gerais, e do Centro de Promoção de Investimentos da Comissão de Livre Comércio de Xiamen. A reunião online também atraiu cerca de 30 empresas representativas da indústria da China e do Brasil, que interagiram umas com as outras, e a atmosfera era calorosa.

Em seu discurso, a presidente Ke Biru revisou as relações econômicas e comerciais entre a China e o Brasil nos últimos anos, especialmente os novos avanços que Xiamen alcançou com o Brasil em termos de intercâmbio econômico e comercial, cooperação empresarial, cooperação em parques econômicos especiais e treinamento de pessoal desde o estabelecimento da Base de Inovação do BRICS. A CCPIT continuará a promover a cooperação prática entre Xiamen e o Brasil, e sinceramente convida instituições e empresas relevantes do Brasil a visitar Xiamen para fins econômicos e comerciais. O Sr. Ottaviano Pivetta, governador do Mato Grosso, disse que o seu estado é o maior exportador de produtos agrícolas do Brasil, e sua ZPE é uma das importantes janelas externas para promover o desenvolvimento do Brasil. Em nome do seu Estado, ele deu as boas-vindas às instituições e empresas de Xiamen para uma visita a ZPE de Mato Grosso, e disse que aprofundaria a cooperação da ZPE para promover novos avanços na cooperação China-Brasil.

Durante a reunião, a Zona Franca de Xiamen, a ABRAZPE, e as ZPEs de Mato Grosso, Piauí e Pernambuco fizeram apresentações, respectivamente, destacando a localização de cada ZPE, as políticas preferenciais, de desenvolvimento industrial, ambiente de negócios e outras vantagens, aumentando o entendimento mútuo dos estados e empresas relacionados e criando condições para as ZPEs e empresas buscarem cooperação e oportunidades de negócios no futuro e alcançarem uma cooperação “ganha-ganha”.

Ainda durante a reunião, Yan Zhiping, vice-presidente da CCPIT, e o Dr. Helson Braga, presidente da ABRAZPE, assinaram um acordo de cooperação online para promover ainda mais Xiamen e o Brasil no comércio de commodities, investimento bilateral e comércio internacional, além de cooperação aprofundada em outros campos.

Várias outras ZPEs e empresas participantes também realizaram intercâmbios e discussões aprofundadas sobre políticas preferenciais específicas, cooperação econômica e comercial e intercâmbio de pessoal entre as duas partes, de modo a aprofundar ainda mais a cooperação prática entre Xiamen e o Brasil.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.