ABRAZPE acompanha expansão do setor de hidrogênio no Brasil

ABRAZPE acompanha expansão do setor de hidrogênio no Brasil

Tempo de leitura: 2 minutos

A ABRAZPE (Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação) acompanha 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, realizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), que ocorre desta segunda até quarta-feira, na cidade de Maricá, no Estado do Rio de Janeiro.

Com o tema “Transição Energética, Descarbonização e Reindustrialização com o uso do Hidrogênio”, o 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio é um evento híbrido que reúne representantes da indústria interessados em promover todos os pontos da cadeia de valor do hidrogênio, em especial a sua comercialização e uso. Reúne também representantes de órgãos de governo que atuam na elaboração de projetos, regulações e financiamento para o setor e a comunidade científica brasileira voltada para o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias viabilizadoras para economia do hidrogênio no Brasil. 

O evento busca fomentar e divulgar projetos e estudos relacionados à produção, condicionamento, armazenamento, transporte, normalização, regulação, desenvolvimento de infraestrutura e usos do hidrogênio para mobilidade/transporte, geração de eletricidade/calor, produção de carreadores de hidrogênio, fertilizantes, aço, produtos descarbonizados com hidrogênio e outros.

No Congresso, o presidente da ABRAZPE, Helson Cavalcante Braga, teve um encontro com o presidente da ABH2, Paulo Emílio Valadão de Miranda, no qual puderam discutir o futuro do hidrogênio no país e o importante papel das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) no desenvolvimento do setor. 

O investimento em hidrogênio está em expansão no Brasil. Recentemente, o governo do estado do Ceará apresentou os estudos sobre o desenvolvimento e o uso de energias renováveis do Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Ceará, que será implantado no Complexo do Pecém. Já são 30 memorandos assinados com empresas interessadas na produção. Destes, três já avançaram a pré-contratos selados e têm área reservada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará: Fortescue, Casa dos Ventos e AES. A soma de investimento é estimada em US$ 8 bilhões.

Sobre a ABH2

A Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2) foi fundada em 5 de abril de 2017 com o objetivo de fomentar a cadeia da produção, armazenamento, distribuição e uso do hidrogênio para fins energéticos no território brasileiro. 

A associação reúne ativamente os principais atores brasileiros envolvidos na área de tecnologia do hidrogênio e pilhas a combustível, incluindo empresas, pessoas jurídicas e comunidade científica interessadas em assuntos relacionados à comercialização, pesquisa, inovação e desenvolvimento profissional na indústria do hidrogênio.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.