Tempo de leitura: 1 minuto
Aos 40 anos, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou o início das obras do que está sendo divulgado como o maior projeto de hidrogênio verde do mundo. A iniciativa, liderada pela espanhola Solatio, está sendo implantada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.
Durante missão oficial aos Emirados Árabes Unidos, Fonteles apresentou a investidores internacionais as primeiras imagens do canteiro de obras, onde já operam as primeiras máquinas do futuro parque industrial.
A usina terá capacidade de geração de 3 GW por ano e deve empregar cerca de 3 mil pessoas, direta e indiretamente. O foco está na exportação para Europa e Ásia, que lideram a demanda global por energia limpa.
O projeto está alinhado à chamada Missão 5 do programa Nova Indústria Brasil (NIB), que prioriza a bioeconomia, a descarbonização e a segurança energética. A iniciativa vem sendo tratada como a principal vitrine do segundo ano de governo de Fonteles.
O movimento tem sido acompanhado de perto por ministros de Lula e por líderes petistas — alguns enxergam o governador como um nome de potencial nacional em um futuro não muito distante.
Por ora, o Piauí vai abrigar um dos maiores canteiros de obras do setor energético do país — e Fonteles, discretamente, pavimenta um novo espaço político.
Fonte: Coluna Política | Foto: Reprodução
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.