Maranhão dá passo fundamental para ingressar na era da alta conectividade por cabo submarino

Maranhão dá passo fundamental para ingressar na era da alta conectividade por cabo submarino

Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) e a Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Maranhão (ATI-MA) deram um passo fundamental para que o Maranhão ingresse em uma era de alta conectividade digital.

Foi assinado, na manhã de ontem (5), na sede da ATI-MA, o contrato que garante a adesão do Estado ao estado ao cabo submarino internacional de fibra óptica, que virá de Fortaleza (CE) até a Guiana Francesa. A cerimônia contou com a presença de autoridades e parceiros estratégicos do avanço, entre eles, o presidente da ATI, Leandro Costa; o secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares; Márcio Lino, representante do BID; Kamil, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Rafael Lozano e Pablo Martín, do Consórcio EllaLink.

As tratativas do projeto foram viabilizadas pela Assessoria de Projetos e Relações da SEDEPE, após uma visita do secretário José Reinaldo, em Brasília, ao então ministro das Comunicações, Juscelino Filho. A assessoria fez a articulação com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com AFD e com a ATI, órgão competente na estrutura do Governo para tratar do projeto.

“É uma possibilidade enorme de desenvolvimento econômico e social como também de receita para o estado. Como corolário deste projeto, no próximo dia 18 será realizada a reunião da Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos do Governo Federal), com uma Carta Consulta tendo pedido de financiamento do Governo do Estado para a o programa Maranhão Conectado, a partir do incremento que isso irá trazer”, explica o assessor especial de Projetos e Relações Internacionais da SEDEPE, Antonio Nunes.

O BID e AFD foram fundamentais à viabilização do projeto. À tarde, representantes Agência Francesa fizeram uma visita à SEDEPE para uma reunião com o secretário José Reinaldo e equipe técnica para a discussão de outras possibilidades de financiamento como a formação em Inteligência Artificial para profissionais e estudantes maranhenses.

O Maranhão terá agora direito a ter um ramal para usufruir a um cabo de alta conectividade, com baixa latência, que vem da Europa até Fortaleza e que se estenderá até a Guiana. O estado será um dos poucos estados do Brasil, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pará, a ter grande potência digital por cabo submarino.

“Isso permitirá que alcancemos rapidamente um altíssimo patamar tecnológico, que só os países ou estados desenvolvidos possuem. Esta foi uma oportunidade única oferecida a nós. É a porta de entrada para um mundo de oportunidades na Saúde, na Educação, na Segurança e até no combate à pobreza”, destaca com entusiasmo o ex-governador José Reinaldo.

Fonte: Ponte de Vista | Foto: Reprodução

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.