Tempo de leitura: 1 minuto
Empresários do Movimento Empreender Piauí (MOVE) participaram, nesta quarta-feira (26), de uma apresentação sobre as potencialidades da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Piauí. O encontro aconteceu no Espaço S, mesmo local da reunião sobre o Porto do Piauí, e contou com a presença do diretor-presidente da ZPE, Álvaro Noleto de Souza Filho, da diretora da Investe Piauí, Laura Aquino, e do presidente do MOVE, Marcelino Lopes.
Durante a apresentação, Álvaro Noleto destacou os benefícios exclusivos que as empresas instaladas em ZPEs podem usufruir. Entre os principais atrativos estão a política cambial especial, que permite a permanência definitiva no exterior dos lucros obtidos com exportações – o que facilita a aquisição de insumos e matérias-primas – e a redução da influência das oscilações cambiais nos negócios. Além disso, empresas situadas em ZPEs têm acesso a procedimentos simplificados de importação e exportação, com redução de custos operacionais e tempo de trâmites aduaneiros, o que torna o ambiente muito mais competitivo para a indústria voltada ao mercado externo.
Para o presidente do MOVE, Marcelino Lopes, encontros como este são fundamentais para mudar a realidade econômica do estado. “A ZPE representa uma oportunidade concreta de transformar o Piauí em uma plataforma de exportação, com geração de emprego, renda e atração de investimentos. É esse tipo de informação que precisamos levar aos nossos empresários. O MOVE existe para provocar esse tipo de debate e contribuir ativamente com o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, afirmou.
A apresentação da ZPE, aliada às discussões recentes sobre o Porto do Piauí, fortalece a estratégia de integração logística e industrial do estado, aproximando o Piauí de um novo ciclo de crescimento baseado na exportação de produtos com maior valor agregado.







Fonte: Gazeta Hora 1 | Foto: Reprodução
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.