Alckmin garante estímulo federal para aumento de exportações

Alckmin garante estímulo federal para aumento de exportações

Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente em exercício e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o governo federal vai estimular as exportações de serviços brasileiros, reduzindo os custos e tornando-os mais competitivos no mercado internacional. 

A declaração foi feita na abertura do 14º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (Enaserv 2023) nesta quarta-feira (26/04), em São Paulo, que contou com a participação de inúmeras entidades ligadas ao setor, entre elas a ABRAZPE (Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação).

Alckmin, em mensagem aos presentes no evento, ressaltou também que a recriação do ministério sinaliza a priorização da agenda de neoindustrialização do país. 

A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, também participou da abertura do Enaserv e destacou o novo momento da pasta, valorizando a indústria e os serviços e o comércio exterior. Segundo ela, para o desenvolvimento do setor de serviços, são fundamentais uma regulação de qualidade, a observância de boas práticas regulatórias, além de transparência e segurança jurídica.

O Enaserv 2023 foi realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil e reuniu empresas e entidades do setor público e privado para a discussão da importância do comércio exterior de serviços na retomada econômica do país e fortalecer o segmento na agenda prioritária governamental.

A ABRAZPE

A Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE) é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega as empresas administradoras de ZPE, bem como outras instituições/entidades que tenham interesse direto no desenvolvimento do Programa Brasileiro de ZPEs.

Desde a sua fundação, em 1989, a Associação vem funcionando como “locus” de articulação e coordenação das ações para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do Programa das ZPEs no Brasil.

ZPEs são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora. Atualmente, o Brasil possui 11 ZPEs autorizadas, das quais duas já estão operacionais, localizadas em Pecém (CE) e Parnaíba (PI). Uma terceira, em Cáceres (MT), deverá ser inaugurada no próximo mês de junho. As demais estão em processo de implantação.

📷 Flávio Paradella

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.