ZPEs vão contar com Frente Parlamentar na Câmara

Tempo de leitura: 1 minuto

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Zonas de Processamento e Exportação (ZPEs) está previsto para acontecer na próxima quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados. A frente foi criada por iniciativa do deputado federal Florentino Neto (PT/PI). “O objetivo é fazer com que as Zonas de Processamento e Exportação sejam adotadas no Brasil com efetividade”, frisa.

Ele explica que as ZPEs são uma realidade no mundo jurídico brasileiro desde os anos 80, quando o então presidente José Sarney instituiu o decreto-lei 2.452/1988. No entanto, conforme o parlamentar, vários entraves jurídicos criaram dificuldades para que as Zonas de Processamento e Exportação tenham a sua efetiva atividade, o que fez com que apenas duas estejam em funcionamento hoje no País, sendo uma no Ceará e outra no Piauí.  

As Zonas de Processamento de Exportação são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com suspensão de tributos, liberdade cambial (podem manter no exterior, permanentemente, as divisas obtidas nas exportações) e procedimentos administrativos simplificados.

O parlamentar destaca que por meio da implantação das ZPEs é possível estimular o crescimento econômico através do fomento à cultura exportadora, o reforço do balanço de pagamentos e a disseminação de avanços tecnológicos. 

A composição da frente será presidida pelo deputado Florentino Neto (PT/PI), o vice-presidente será o deputado federal Júlio César (PSD/PI) e contará com a participação do deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) e a secretaria está a cargo da deputada federal Lidice da Mata (PSD/BA).

O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (AbraZPE), o economista Helson Braga, destaca que o ambiente hoje para a ZPEs melhorou e conta com o apoio do governo federal, além disso, no passado o setor industrial era contra porque temia concorrência desleal, situação que não acontece mais. “Estamos todos alinhados”, frisa.

Leia mais

Fonte: Juliana Gontijo/Diário do Comércio

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.